Febre Amarela

Febre Amarela

Em vista do aumento dos casos de Febre Amarela no Brasil, resolvi falar um pouco sobre essa doença de uma maneira bem simplificada e trazer um pouco de conhecimento para você .

Trata-se de uma doença febril aguda, não contagiosa, causada por vírus e transmitida por vetores(Aedes aegypti). A manifestação dos sintomas são repentinos se iniciando com febre alta, cansaço, dor de cabeça, calafrio, náuseas e vômitos. O quadro clínico da Febre Amarela apresenta a Insuficiência Renal e Hepática em geral com uma apresentação bifásica. Ela pode se apresentar de duas formas: leve e grave. A forma leve pode causar um leve mal estar e a febre e pode durar de um a dois dias. A forma mais grave existe a presença de icterícia, febre alta, delírio, albuminúria, manifestações hemorragia, oligúria e choque. Muitos casos podem evoluir para o óbito em aproximadamente uma semana.Segundo dados do ministério da saúde na data de 19/01/2017 foram notificados 206 casos, 34 confirmados e 24 mortes. Em caso de suspeita clínica são feitos exames diagnósticos que demoram em média uma semana, não existe um tratamento específico ele é sintomático e necessário repouso e reposição de líquidos. A prevenção precisa ser focada para diminuição dos casos, uma das formas é ao controle dos vetores e a vacina. A vacina é indicada nas áreas com recomendação onde apresenta o maior número de indivíduos infectados e algumas áreas identificados os primatas que transmitem essa patologia. A dose aplicada é de 0,5 ml, SC e não pode ser aplicada com a tríplice viral ou tetra viral em menores de 2 anos (Portaria MS nº1533 de 18/08/2016). Segue abaixo a tabela de vacinação.


Este foi meu primeiro artigo para o Linkedin, espero que eu tenha conseguido trazer um pouco de conhecimento para você e que tenha gostado! Estarei preparando mais artigos e buscando aperfeiçoamento no meu conhecimento. Obrigada.


Bibliografia:










Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos