Fechamento de Mercado 21/09/2021
Segue minha visão sobre o Fechamento do Mercado em 21/09/2021
Não publiquei sexta e segunda-feira, por questões pessoais, quero que está publicação seja diária.
BRASIL
O Índice de Fundos de Investimento Imobiliário (IFIX) da B3 (SA:B3SA3) operava em alta nesta terça-feira (21), buscando se recuperar da queda brusca da véspera, quando o índice caiu 1,07%, aos 2.701 pontos, em meio ao receio com a possibilidade da crise fiscal da incorporadora chinesa Evergrande (OTC:EGRNY) se alastrar para outras empresas e setores da economia global.
Os investidores brasileiros aguardam agora a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa Selic, que deve ser divulgada na quarta-feira (22), em busca de pistas sobre até onde deve se estender o ciclo de alta da taxa básica de juros no Brasil e qual deve ser seu impacto sobre os títulos públicos indexados à inflação, especialmente aqueles com vencimentos mais longos, frequentemente utilizados como parâmetro para comparação de rentabilidade de outras classes de ativos.
O Copom deve elevar a Selic pela 5ª vez seguida na quarta-feira e repetir a dose de alta de 1 ponto porcentual da última reunião, para 6,25%, segundo economistas.
A fala recente do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de que não vai mudar o plano de voo a cada dado de alta frequência, provocou forte ajuste na precificação da curva, que chegou a embutir apostas de 1,5 pp.
O principal índice de ações brasileiras teve um respiro nesta terça-feira, acompanhando uma reação em praças internacionais diante de análises mais conservadoras sobre o impacto de um iminente calote da incorporadora Evergrande (OTC:EGRNY) no setor imobiliário chinês e, por consequência, na já cambaleante economia global.
Montado principalmente em ações ligadas ao consumo doméstico que vinham sendo severamente castigadas nas últimas semanas, o Ibovespa avançou 1,29%, para 110.249,73 pontos. O fechamento marcou a primeira alta após ter encolhido 6,5% no acumulado das últimas cinco sessões e voltado ao menor nível desde novembro passado. O volume financeiro da sessão somou 29,8 bilhões de reais.
O dólar foi favorecido pelo clima positivo, operando em queda, com a diminuição da tensão vista ontem diante da crise da incorporadora chinesa. As sinalizações de Lira e Pacheco de que pretendem encontrar um solução para os precatórios e o Auxílio Brasil que respeite o teto de gastos animaram os investidores
INTERNACIONAL
USA
NOVA YORK (Reuters) - Os mercados de ações do Estados Unidos terminaram quase estáveis nesta terça-feira, após uma ampla liquidação no dia anterior, com preocupações sobre problemas na incorporadora China Evergrande e cautela antes das deliberações de política monetária do banco central norte-americano (na quarta-feira) mantendo o ânimo em xeque.
Recomendados pelo LinkedIn
EUROPA
Os mercados acionários da Europa tiveram uma terça-feira, 21, de recuperação, após as quedas da sessão anterior. Declarações do Banco Central Europeu (BCE) foram monitoradas e, apesar do ambiente de apetite por risco, continuava a haver foco nos desdobramentos da crise com a incorporadora chinesa China Evergrande (HK:3333), bem como expectativa pela decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) nesta quarta-feira, 22.
ASIA
As ações japonesas acompanharam a fraqueza nos mercados globais e fecharam em baixa nesta terça-feira, com os investidores abandonando ativos de risco em meio a temores de possível default da chinesa Evergrande , embora a busca por pechinchas tenha ajudado a limitar as perdas.
CRIPTOMOEDAS
Um dos mais populares gestores de ativos digitais do mundo, CoinShares, continua a ver fluxos institucionais pela 5ª semana consecutiva para o mercado de criptomoedas. Em seu último Relatório Semanal, a empresa revelou que encerrou a semana anterior com uma nota positiva em termos de entradas de dinheiro.
Os produtos de investimento em ativos digitais registraram entradas de US$ 42 milhões na semana passada. Os fluxos foram observados em todos os ativos digitais e sinalizam o que acreditamos ser uma melhoria contínua do sentimento entre os investidores.
CONCLUSÃO
Quando estamos no mundo dos investimentos, vemos noticias pipocando, algumas causando uma verdadeira tsunâmi, na minha opinião a maioria das vezes são apenas vieses comportamentais, não apenas do investidor pessoa física, também do institucional, até por que eles tem uma grande responsabilidade, cuidam do recurso de pessoas. Como que a maioria deles consegue entregar resultados? Tento equipes de profissionais, focados em áreas especificas para ser o mais assertivo o possível na hora de tomar as decisões de Asset Allocation.
Eu estudo muito, como esses profissionais muito bem suportados por suas equipes, definem suas estratégias de alocação, para conseguir levar para os investidores que trabalham comigo as melhores estratégias do mercado profissional,
Me chama e vamos fazer uma avaliação da sua carteira de investimentos!
Mestre em Economia / Tecnólogo em Gestão Pública/Mentor Financeiro Pessoal (Ajudo você a ter uma vida mais Próspera! 💰)
3 aCreio que a resolução dos precatórios é um dos principais entraves aí para aumentar a confiança de mercado em relação a questão fiscal. A negociação com credores além do teto de gastos apresentada ontem pelo Ministro Paulo Guedes, o Presidente da Câmara Arthur Lira e o Presidente do Senado Rodrigo Pacheco é a melhor solução até agora encaminhada e não vejo como calote, pois o governo vai honrar a sua dívida. Muito boa visão meu amigo Alexander Moreira Engroff, obrigado por estar contribuindo na rede com informações e comentários importantes sobre o mercado financeiro.