Panorama do mercado doméstico e global
Eu sou Iranda Almeida Assessora de Investimentos XP Investimentos e vamos para mais um resumo das principais notícias da semana.
1) IBOVESPA
O início da semana foi marcado pelos investidores correndo para comprar as ações que tinham caído demais. Na terça feira o Ibovespa disparou 4,30% foi a maior alta desde de que o Presidente Lula assumiu, e foi o melhor desempenho da bolsa no mundo nesse dia e no dia seguinte.
Qual foi o grande motor dessa situação?
Foram os resultados de inflação, que entrou dentro da meta considerando o intervalo de tolerância. O centro da meta de inflação é de 3,25% para 2023 com tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo sendo igual a 4,75%.
A inflação de Março/23 está em 4,65% ou seja dentro da meta!
E assim, as apostas de que os juros podem cair mais cedo do que esperado aumentaram bastante, e isso fez com que as ações das empresas mais sensíveis aos juros como os setores de imobiliário, viação e varejo pudessem disparar na bolsa.
Tivemos boas notícias sobre o arcabouço fiscal, que também ajudou com o resultado na bolsa. O Presidente da Câmara Arthur Lira, disse que irá levar o arcabouço fiscal ao plenário em 15 dias.
Tivemos boas notícias essa semana para a bolsa!
2) QUEDA DO DÓLAR
Estrangeiros trouxeram R$ 32 Milhões para a Bovespa na quarta feira, com a entrada de grande capital de investimentos na bolsa Brasileira essa semana, fez o dólar cair, a real é que o dólar caiu no mundo inteiro, mas o real foi o que brilhou mais essa semana com o melhor desempenho entre as bolsas global em dois dias da semana.
O dólar se firmou abaixo dos $5,00 pela primeira vez desde de junho/22.
Se você está com dúvidas se o dólar vai cair mais para começar a comprar, o importante é está sempre comprando tendo a diversificação entre moedas na sua carteira de investimentos.
Com o dólar mais baixo ajuda a derrubar a inflação
3) INFLAÇÃO
No Brasil saiu o IPCA que é a inflação oficial utilizada pelo Banco Central para adotar as suas medidas sobre a taxa de juros, que subiu 0,71% abaixo do esperado, e colocou a inflação acumulada de 12 meses abaixo do teto da meta de 4,75%
Foi a primeira vez em 2 anos que o Brasil entrou dentro da meta de inflação.
O Roberto Campos Neto (Presidente do Banco Central) informou que o Banco quer ver uma tendência de queda nas expectativas inflacionárias de longo prazo, antes de começar o ciclo de corte na taxa de juros.
Com a volta do ICMS para combustíveis, energia e telecomunicações a expectativa com a inflação ainda está alta e ela pode sim romper a meta.
4) RECESSÃO EUA
Na última ata divulgada na semana passada, o Banco Central Americano apresentou uma possível recessão no final do ano devido a crise bancária do mês passado, e com essa notícia trouxe um pouco de pessimismo para as bolsas americanas na metade semana.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) diminui as suas projeções econômicas de que o mundo vai crescer menos do real esperado apenas 2,8% e não 2,9% como é esperado.
5) O FIM DA ISENÇÃO EM COMPRAS DE REMESSA INTERNACIONAL
Foi confirmado o fim da isenção em compras de remessa internacional em até USD 50,00. Por um lado, tivemos os consumidores revoltados com o fim das “compras baratas" por outro lado as empresas do setores de varejo que tinham perdido essas compras pequenas para milhares de consumidores, elas comemoraram e as ações até subiram na bolsa.
O Ministro da Fazenda Fernando Haddad classificou esses sites como concorrência desleal. Haddad prevê arrecadar até 8 Bilhões de reais por ano com a tributação, que obviamente vai ajudar o controle das contas públicas.
6) LULA E O DÓLAR
O Lula está visitando o nosso maior parceiro comercial do Brasil que é a China. Em 2022 a China importou USD 90Bilhões do Brasil em 2022.
Recomendados pelo LinkedIn
O Lula encontrou com o Presidente da China Xi Jinping e lá ele criticou as instituições financeiras tradicionais como FMI e a dependência internacional em relação ao dólar, ele defendeu que os países do BRINCS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) passem a adotar uma moeda alternativa ao dólar no comércio entre si. O Presidente Lula na sexta feira assinou 15 acordos comerciais com o presidente Chinês, e questionou os países que realizam negócios lastreados ao dólar e provocou o motivo de não realizar negócios lastreados com a nossa moeda.
7) ELON MUSK - DONO DA TESLA E TWITTER
O Elon Musk Informou essa semana que quer transformar o Twitter na maior Instituição financeira do mundo, ele fundiu o Twitter com a X Corp e nova empresa dele vai chamar X tendo o logo da empresa, semelhante com da XP Investimentos.
AGENDA DA SEMANA
Com a semana mais curta devido o feriado na sexta feira, não teremos pregão nesse dia.
Entre os principais indicadores temos a seguinte agenda:
BRASIL
-Prévia do PIB
-Produção Industrial de Fev/23
-Vencimento de Opções de ações
-Início da temporada de balanço
-Vale divulga do relatório de produção
EUA
-Prévia do PMI's
-Livro bege com as perspectivas econômicas dos membros do Banco Central Americano
-Confiança do consumidor Americano
-Temporada de Balanço das empresas Americanas e nessa semana teremos: Bank of America, Goldman Sachs e Netflix.
EUROPA
-Balança comercial
-Inflação ao consumidor
-Prévia PMI's
CHINA
-Dados de Inflação ao produtor
-PIB
-Vendas no Varejo
-Taxa desemprego
-Decisão de juros da China
Essas foram as principais noticias e a agenda e seguimos acompanhando o mercado e te encontro na próxima semana!
Analista de Logística
1 aParabéns. Excelente artigo.
Profissional do mercado financeiro, vendas e encantador de clientes.
1 aÓtimo panorama.