Feedback mimi - traduzindo a reação emocional de seu liderado
Você sabia que a reação emocional de seu liderado em um feedback diz mais sobre o perfil dele do que você imagina?
Organizações investem anos em como seus Gestores terem este momento com seus colaboradores, ensinam métodos prontos como a técnica sanduíche entre outras técnicas, o que elas esquecem, em sua maioria, é que a peça central deste momento não é quem realiza e sim quem recebe o feedback.
"O receptor é responsável por deixar a mensagem entrar e processá-la corretamente a fim de poder melhorar seu desempenho, diz a psicóloga Sheila Heen, professora da Universidade de Harvard, que, ao lado de Douglas Stone, seu colega de instituição, escreveu o livro Thanks for the Feedback: the Science and Art of Receiving Feedback Weel (Obrigado pelo feedback: a ciência e a arte de receber um feedback".
Como Líder no ambiente corporativo e com o perfil Alpha (orientado para resultado) aprendi muito cedo que, qualquer momento é momento para praticar o feedback com a equipe, tornando-se hábito de relacionamento e convívio, desta forma observei que a reação dizia mais do que a própria ação.
Reações como: negação, não aceitação de uma atitude ser confrontada, reações emocionais (levar para o lado pessoal), encarar o apontamento do feedback como desvalorização de seu trabalho pelo Gestor e até mesmo reações físicas em seus semblantes, já era possível traçar o perfil de como seria o desenvolvimento daquele liderado.
O feedback eficaz, no final gera um despertar da mudança e de melhoria a situação apontada, caminho este que o Líder leva o Liderado a refletir e a conduzir.
Toda ação gera uma reação, por isso o emissor do Feedback não é o único que precisa aprender as técnicas para aplica-lo, mas o receptor também, para receber.
Desta forma algumas reações positivas e que irá demonstrar que seu colaborador possui mindset de crescimento ou não, são:
Reações como: Ouvir o que está sendo dito quando há um feedback, fazer perguntas, agradecer, não levar para o lado pessoal, entre outras.
É notável a diferença e você como Líder irá perceber que a pessoa possui um perfil que encara o feedback como oportunidade para crescer.
Gisele Trink