Feedback – Os efeitos positivos
Muitas vezes, por ser encarada como uma simples situação de conversa, a necessidade e qualidade do feedback pode acabar sendo negligenciada. Isto pode ocorrer tanto no ambiente corporativo quanto no pessoal.
As pessoas sempre têm a necessidade de saber o quão efetivas estão sendo nas tarefas que realizam e o quanto podem melhorar ao fazê-las. Parece muito simples, mas o efeito dessas informações, e a forma como são ditas, estimula muito a pessoa a buscar fazer suas atividades da melhor maneira e de manter sob excelência aquilo que já está sendo realizado como tal. Caso seja realizado de forma inadequada, o feedback acaba por desestimular e piorar os resultados.
Deixar colaboradores, ou até mesmo membros de sua família sem saberem como estão se saindo, tem um efeito desestimulante muito grande também. É muito frustrante realizar atividades com todo o empenho, na busca de um resultado positivo, e ao final de todo este esforço não ouvir sequer “parabéns, ficou muito bom” ou “ficou bom, e acredito que você poderia ter feito ainda melhor nos pontos X e Y”.
Feedbacks positivos são sempre muito mais fáceis de serem dados, com certeza é muito mais fácil elogiar trabalhos que foram bem realizados do que mostrar pontos nos quais são necessárias alterações, mostrando o que não ficou tão bom. A grande questão que um gestor precisa entender é que o feedback é uma ferramenta poderosa, que gera efeitos positivos de esperança, otimismo e a vontade de se fazer cada vez melhor!
Da mesma forma que o feedback positivo alimenta as pessoas a continuarem fazendo seu trabalho ou suas tarefas com excelência, para continuarem recebendo retornos positivos, o feedback negativo (quando realizado corretamente) leva a um desafio interno e uma busca por superação, ainda que inconsciente algumas vezes.
Fonte imagem: blog.wagglbrasil.com
Quando digo que isso vale tanto para o ambiente corporativo quanto para o ambiente familiar, vamos ver o seguinte exemplo. Alguém que se dedicou a fazer um jantar para a família, teve a dedicação de avaliar possíveis pratos, elaborar uma lista de ingredientes conforme a receita, buscar os ingredientes, preparar o prato, colocar a mesa de forma especial e servir aos convidados. Vocês tem dúvida que ao final deste jantar a pessoa que fez todos estes preparativos espera por uma mensagem? Algo como “ficou muito bom o jantar”, “está delicioso”. Caso isto não ocorra, qual o estímulo para fazer novamente? A frustração é muito grande!
Da mesma forma, se um colaborador coletou dados durante 1 semana, elaborou diversas análises, montou uma apresentação, marcou uma reunião para apresentar os indicadores e discutir suas conclusões prévias com sua equipe ou ainda com seus superiores, esta pessoa espera algum comentário como: “ótimo trabalho!", "ficou clara a forma de apresentação dos dados!” , “boa iniciativa de organizar esta reunião para discutirmos estes pontos relevantes”.
Nestes exemplos, com certeza tendo bons retornos, tanto a pessoa que realizou o jantar quanto aquela que preparou todo material para a reunião, irá buscar fazer novamente e ainda melhor!
Entretanto, e se não foram positivos os resultados e retornos? E se o jantar não foi tão bom ou os dados como foram explicitados na apresentação não estavam de fácil entendimento do público em questão? Neste caso, o feedback também é necessário; entretanto, será negativo para mostrar todos os pontos que devem ser melhorados - e esse não deve ser feito em público de forma alguma! O cuidado na forma de se dizer também tem grande impacto na reação do receptor e faz toda diferença em como essa pessoa reagirá para o próximo trabalho.
O feedback negativo é muito mais difícil de ser dado, entretanto é tão necessário quanto o positivo. Enquanto o elogio pode ser feito em público e as palavras podem ser ditas mais naturalmente, o feedback negativo deve ser individual, com bastante empatia e escolha das palavras certas, para não deixar ainda mais desestimulada uma pessoa que já sabe que não obteve um resultado satisfatório. Deve-se despertar o desafio para que ela busque da próxima vez superar as expectativas e se sinta estimulada a corrigir as falhas. Deve-se manter o foco no resultado esperado, saber ouvir o que a pessoa tem a dizer também e entender/ajudar com possíveis dificuldades apresentadas por ela. Seguindo desta forma, com certeza os resultados da próxima vez serão melhores e a evolução da equipe ocorre!
De qualquer forma, o que temos que ter em mente é que todos sempre esperam algum tipo de retorno. Seja ele positivo ou negativo, formal ou informal. Isto mostra a importância de suas atividades, que seu trabalho realmente está sendo visto e avaliado! E, com certeza, estimula a busca por melhores resultados! Particularmente, acredito até que este tipo de prática seja algo que "vicie"! Afinal, quem não quer fazer o seu melhor em suas atividades e receber um retorno positivo pelo resultado?
Uma abordagem interessante é feita no livro abaixo, onde o feedback é mostrado em diferentes situações e pode-se ter uma ideia de seus resultados.
Obrigado por ter lido! Espero ter contribuído de alguma forma e a dica que fica é: sempre dê feedback, por mais simples que seja, as pessoas precisam de um retorno!! Os resultados surpreendem!
Engenheira Química | Green Belt Lean Six Sigma | Gestão de Processos
4 aEnquanto lia seu artigo, me veio esse livro que você colocou no fim dele. Excelente artigo, Leandro! O ponto abordado sobre a importância do feedback na vida pessoal tanto como na profissional foi muito bom! Obrigada por compartilhar!
Gestor de Laboratório e Qualidade | Pedra Agroindustrial S/A - Usina Buriti
4 aParabéns pelo artigo e obrigado pela dica de leitura. Precisamos cada vez mais de materiais como esse que enfatizam a forma como devemos fazer a gestão!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Gerente de Produção Industrial | Coordenador de Produção
4 aMuito bom Leandro !! Você abordou pontos essenciais sobre Feedbacks. Muitas pessoas encaram o Feedback como um “puxão de orelha”, mas na verdade é uma crítica positiva ou negativa e sempre construtiva , com intuito de reforçar as qualidades e encontrar formas de trabalhar as oportunidades de melhorias , contribuído sempre para o crescimento profissional do colaborador. Parabéns Leandro por mais esse belo artigo !!
Bacharelado Química, Supervisor de Produção
4 aMuito bom artigo Leandro... Feedback, um assunto importantíssimo, porém muitas vezes esquecido ou "evitado" por gestores... Parabéns..