Feedback - A tormenta da falta de retorno dos processos seletivos
Queridos, há alguns dias decidi que não publicaria mais nada polêmico!
Este tema já foi discutido tantas vezes, de formas mais ou menos exaltadas. E realmente é muito polêmico.
Com razão, com toda a razão do mundo, as pessoas andam reclamando de nós, profissionais de RH (e já peço desculpas antecipadas por isso, sincero perdão!).
A gota d'água, a minha decisão de tocar neste tema foram algumas mensagens angustiadas que recebi aliadas à experiência própria. Sim, pois é, não é porquê somos especialistas em RH que as empresas andam sendo mais corretas e gentis conosco.
Fiquei chocada em ver que uma das vagas que estou pedindo retorno, foi reanunciada/redivulgada hoje.
Não, nenhuma empresa têm obrigação de fechar o processo comigo. Isso eu sei.
Nos três últimos processos que participei - sendo um deles gerencial - simplesmente não houve retorno. Mesmo eu tendo solicitado uma data de finalização do processo e combinado com o gestor da vaga.
Tentei contato com o profissional que havia me entrevistado e com quem havia agendado o processo - dentre eles gerentes, coordenadores, pessoas que exigiram um perfil de profissional com engajamento, espírito de equipe, liderança, boa comunicação e etc. - e absolutamente nenhum e-mail foi respondido. E eu realmente ficaria satisfeita até mesmo com um simples e-mail padrão com uma negativa.
Podemos falar de respeito e educação sob diversas óticas. Mas esta, principalmente por tocar em algo tão precioso, nossas carreiras, a avaliação que terceiros fazem de nós, realmente nos incomoda tanto! Somos avaliados e saímos de mãos vazias. Normalmente, fragilizados, muitos ficam pensando coisas ruins sobre si mesmos! Afinal, se eu não mereci nem um e-mail de negativa, devo mesmo ser um profissional péssimo.
Ao longo de toda a minha carreira, sempre dei retorno, ainda que muitas vezes não um complexo feedback sobre os motivos da negativa, mas tenho a consciência tranquila de que nunca deixei candidato na mão. Avisei, informei. Respeitei.
Estamos falando de respeito.
Estamos representando - na maior parte das vezes - o primeiro contato de uma pessoa com a marca daquela empresa. Somos realmente o cartão de visitas. Somos pessoas, antes de qualquer rótulo. Pessoas merecem respeito.
Por que não podemos, simplesmente, dar um retorno? Ou então, combinarmos >> Se até dia tal eu não te ligar, você está fora do processo.
Por que não conseguimos ser respeitosos, educados, gentis e acima de tudo, profissionais?
Como o seu contador lhe deve a sua declaração de IR até o dia combinado, como o pet shop deve entregar o seu cão de banho tomado até a hora marcada, como o taxista deve passar na porta do seu prédio no horário combinado e como o caixa do supermercados deve lhe dar o troco, os RHs têm que dar retorno.
Voltando àquela frase acima que diz que as empresas não tem obrigação de fechar vagas comigo, eu completo >> mas todas têm a obrigação de me dar retorno de um processo que participei.
E ponto!
___________________________________________
Luciane Marcovecchio
Psicóloga - Especialista em RH
CRP: 06/74914
Psicóloga clínica
8 aCompartilho do seu desabafo, Luciane! E para nós, que somos de RH, isso causa um misto de revolta como candidatos, e de decepção como profissionais. Assim como você, sempre dei retorno para aqueles que entrevistei. Um simples e-mail, mesmo que seja uma resposta padrão, já é bem-vindo e ameniza a ansiedade de quem está esperando uma resposta.
Assistente de Patrimônio
8 aExcelente opinião, as empresas querem um candidato perfeito, que fale vários idiomas, ótima experiência profissional, desenvoltura, excel avançado, entre outros, mais para dar um simples feedback tão esperado por nós, ignoram!!!
Analista de sistemas | Analista de suporte| Analista de negócio
8 atem cido uma "regra"...
Administrador de TI na Secrel Sistemas E Terceirizacoes
8 aSofro demais com essa ausência de feedback