Felicidade faz sentido!
Pesquisas mostram que felicidade leva ao sucesso e não o inverso.
Se felicidade é comprovadamente um fator significativo para o sucesso, por que tão poucas empresas verdadeiramente investem na felicidade de seus colaboradores?
A felicidade no ambiente de trabalho é uma grande jornada, mas uma jornada que traz recompensas para todos os envolvidos. Criar ambientes de trabalho mais felizes é o primeiro passo para conquistarmos uma sociedade mais feliz.
As empresas investem milhões em iniciativas para aumentar a sua produtividade e para recrutar e reter os melhores talentos. Faz todo o sentido destinar uma parte significativa dessa verba para garantir a consolidação de um ambiente de trabalho mais feliz.
Segundo Jim Stengel, empresas que centram seus negócios em uma cultura focada em melhorar a vida das pessoas tem uma taxa de crescimento 03 vezes maior que seus competidores. As empresas que possuem e difundem entre seus colaboradores um alto senso de propósito apresentam performance 400 vezes melhor.
Mas como construir um ambiente de trabalho que propicie a felicidade dos colaboradores?
Listamos 05 fatores indispensáveis para a construção de um ambiente de trabalho mais feliz:
- Propósito e Significado
As empresas precisam ter e compartilhar um propósito, um porquê claro que conecte as pessoas.
Dinheiro não compra felicidade, ter um bom salário, bons benefícios é importante, pois são as condições básicas para atrair e reter talentos em uma empresa, mas não são garantia de felicidade para os colaboradores.
Permitir que os colaboradores percebam significado no trabalho que realizam faz toda a diferença em criar um ambiente de trabalho mais feliz.
- Senso de Pertencimento
É importante criar um contexto que mostre para todos os colaboradores que eles fazem parte de algo maior, que seu trabalho contribui para a conquista de um objetivo único e compartilhado.
A comunicação interna e a interação entre as pessoas desempenham um papel fundamental nesse processo. Compartilhar histórias de como as pessoas se relacionam com o propósito da empresa ajuda a criar esse senso de pertencimento e conecta não apenas os colaboradores, mas todos os stakeholders com a marca.
- Impactar outras pessoas
Perceber que o seu trabalho e suas ações impactam positivamente outras pessoas é um dos fatores que leva a felicidade. Por esse motivo as pessoas se sentem tão bem em fazer doações, principalmente quando essas doações envolvem seus talentos e não apenas dinheiro ou bens materiais.
Incentivar a realização de ações sociais e voluntariado entre os colaboradores com certeza irá contribuir para o aumento da felicidade no ambiente de trabalho. Bem como comunicar o impacto positivo que a atuação da empresa tem na sociedade.
- Desenvolvimento
Um dos fatores essenciais para a felicidade é o senso de progresso. Sentir que estamos nos desenvolvendo, evoluindo e progredindo na carreira é fundamental.
Empresas que possibilitam o desenvolvimento de seus colaboradores com cursos e trabalhos desafiadores podem aumentar a felicidade no ambiente de trabalho. Perceber o progresso na carreira também é igualmente importante, pequenas e recorrentes conquistas permitem que os colaboradores reconheçam seu progresso.
- Senso de controle
Ter possibilidade de tomar decisões, sentir que de alguma forma estão no controle do seu trabalho e da sua carreira, são fatores que elevam os níveis de felicidade.
Iniciativas simples, como por exemplo, permitir que colaboradores escolham a data de suas férias ou o seu horário de início de trabalho, podem criar um ambiente de trabalho mais feliz.
Compartilhe conosco as iniciativas relacionados com Felicidade no Trabalho em sua empresa!