Felicidade no trabalho existe, faz (muito) bem e você tem o dever de conquistá-la!

Felicidade no trabalho existe, faz (muito) bem e você tem o dever de conquistá-la!

O conceito de felicidade no trabalho começou a ganhar destaque nas últimas duas décadas. Antes disso, as empresas se concentravam exclusivamente em seus negócios, nas relações comerciais, e nos lucros.

Porém, recentemente, pesquisadores começaram a perceber os benefícios de promover a felicidade dos funcionários e, consequentemente, os empregadores também começaram a dar importância a isso. Ser feliz no trabalho está totalmente associado à melhoria da saúde, aumento da criatividade, produtividade e satisfação profissional.

Funcionários felizes ajudam a criar e manter um ambiente de trabalho harmonioso e positivo. Além disso, essas pessoas estão mais comprometidas com seus projetos, influenciando na retenção de talentos e na gestão de resultados.

Alguns dos benefícios da felicidade no trabalho:

  • Mais produtividade e criatividade
  • Melhoria da saúde e bem-estar
  • Diminuição do stress no local de trabalho
  • Maior motivação
  • Turnover reduzido

Segundo a neurociência, existem 5 fatores que podem fazer com que você seja mais feliz e satisfeito no seu trabalho. Eles influenciam a sua forma de se enxergar enquanto profissional, além de impactar a sua atuação em diversos níveis. É claro que, antes de qualquer coisa, é importante sabermos a diferença entre satisfação e felicidade. Afinal, pode-se estar satisfeito no trabalho e mesmo assim ter dias "infelizes". O que não se pode é ter só dias felizes esporadicamente, mas estar completamente insatisfeito com o que se faz.

Vou te ajudar a avaliar e mensurar seu nível de felicidade atual no trabalho!

O que caracteriza a satisfação e a felicidade no trabalho?

  1. No dia a dia de trabalho, você executa diferentes tarefas, colocando em prática habilidades distintas.
  2. Você recebe bons feedbacks, constantemente, e pode se desenvolver a partir deles.
  3. Você tem autonomia para monitorar todas as suas atividades, do início ao fim.
  4. Há uma certa liberdade para que você execute o seu trabalho sem ser monitorado o tempo todo.
  5. Você associa o seu trabalho com um tipo de vocação, alinhado a um propósito maior. Ou seja, o seu trabalho tem um verdadeiro sentido para sua vida.

Possivelmente, você se sinta mais satisfeito com o seu trabalho à medida que esses fatores fazem mais parte da sua rotina. Por isso, eu pergunto: até que ponto você está satisfeito com o que faz? Os fatores acima fazem parte da sua realidade?

Este é um bom momento para refletir, mas, mais do que isso, é um excelente momento para agir!

Busque a sua satisfação no trabalho e encontre o seu verdadeiro lugar, para que sua carreira seja prazerosa, sustentável, te encha de orgulho. Deixe a procrastinação e as desculpas de lado e saia em busca do que realmente faz sentido para você. A satisfação é uma responsabilidade sua. Ser feliz não pode ser uma tarefa terceirizada ;-)

Parabéns Anna👏🏻👏🏻👏🏻é isso ai.

LEONE SANTOS

Ambassasade de Côte d´Ivoire/Brésil. Fundadora da 180° Desenvolvimento @Saúde Mental é Vida. Estudante de Psicologia. Facilitadora. Bem-estar, Felicidade Interna Bruta, Segurança Psicológica.

2 a

Autonomia é uma palavra que escuto muito. Ter autonomia nas tarefas colabora na nossa satisfação.

Marcelle de Mello

Engenheira Mecânica | Gerente de Projetos | Orçamentos e Custos| IEC Young Professional 2023

2 a

Perfeito Anna! Sempre cirúrgica e objetiva nos conteúdos… material pra ler todo dia e se lembrar que satisfação e felicidade são fundamentais pra uma carreira de sucesso! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco! Grande Sucesso pra você!

Mayara Rocha

Coordenador de Facilities | Facilities Mgmt Services | Assignment Mgmt | Third Part | Compensation and Benefits | Centro de Serviços Compartilhados CSC | Expatriação | Gestão de Terceiros | Remuneração e Benefícios

2 a

Adorei Anna! Importante agir em busca da felicidade em todos os aspectos da vida, mas principalmente no trabalho, para não adoecer e se sentir desencorajado de seguir, de mudar!

Anakelly Lima

Digital Services, Loyalty, Client Management, Customer Journey

2 a

Com certeza, Anna! E acredito que o contrário também seja inversamente proporcional. Notei que vc não citou nenhum ponto da satisfação no trabalho atrelado à cultura/valores/missão da empresa e também liderança. Vc acha que esses fatores não tem influencia? Bjs e sucesso!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Anna Moreno Damico

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos