Feriado nos EUA, dados de PMI na Zona do Euro e muito mais...
Edição #20 - Abertura de mercado - Newsletter
Bom dia! Iniciando mais uma abertura de mercado, com as principais notícias que vão movimentar os mercados hoje.
Ásia
Os mercados acionários da Ásia tiveram pregão positivo, nesta quinta-feira, com ganhos inclusive em Xangai. Tóquio, porém, não operou, devido ao feriado no Japão.
A Bolsa de Xangai fechou em alta de 0,60%, em 3.061,86 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, subiu 0,82%, a 1.921,43 pontos.
O mercado acionário chinês foi apoiado por mais medidas de estímulo ao setor imobiliário da China. Em Shenzhen, houve medidas recentes para relaxar exigências na compra de uma segunda residência, e o sentimento também era apoiado pela notícia de mais cedo nesta semana sobre uma lista de companhias do setor que poderiam receber empréstimos, elaborada por autoridades.
Estados Unidos
As bolsas americanas vão estar fechadas na sessão de hoje por conta do feriado, o que deve reduzir a liquidez dos negócios dos mercados globais.
Desenvolva um projeto de educação financeira e planejamento financeiro em sua empresa para seus colaboradores. Clique aqui para saber mais: Fale comigo
Zona do Euro
Os mercados europeus operam em alta, com atenção aos dados de atividade econômica e à espera da divulgação da ata da última reunião do Banco Central Europeu.
Os dados preliminares do índice de gestores de compras (PMI) da zona euro relativos a novembro mostraram que o emprego caiu pela primeira vez em quase três anos.
A atividade empresarial, por sua vez, continuou a diminuir, embora a taxa de contração tenha abrandado na produção e no novo negócio.
Me siga também no youtube
Recomendados pelo LinkedIn
Brasil
No Brasil, com a agenda de indicadores fraca, as atenções seguem voltadas para o noticiário político, em meio à expectativa sobre a sanção presidencial do projeto de desoneração da folha e uma sessão conjunta do Congresso, prevista para esta quinta-feira (23).
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o diretor de política monetária, Gabriel Galípolo, voltam a falar no dia de hoje.
Commodities
Os preços do petróleo operam no vermelho, ampliando as perdas da sessão anterior, depois que a OPEP+ adiou uma reunião ministerial, alimentando opiniões de que os produtores poderiam cortar a produção menos do que o previsto anteriormente.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, depois que o governo chinês afirmou que apertará supervisão sobre mercado de minério de ferro após alta de preços.
Agenda de hoje:
EUA:
18h30: Fed's balance sheet
Brasil:
8hr: Índice IPC-S semanal
9h: Fernando Haddad, ministro da Fazenda, participa da Comissão Nacional do G20
10h: Discurso do diretor de política monetária, Gabriel Galípolo, no o webinário Política Monetária no Brasil e no Mundo, promovido pela Aberj
11h30: Haddad se reúne com Vinicius Marques de Carvalho, Ministro da Controladoria-Geral da União – CGU
14h30: Fluxo cambial semanal.
Zona do Euro:
9h30: Ata da reunião do BCE