A Ferramenta de Pesquisa com IA do ChatGPT: SearchGPT
A OpenAI acaba de lançar sua mais nova experiência de pesquisa com inteligência artificial para o ChatGPT. A OpenAI lançou a atualização de pesquisa com IA para o ChatGPT. Três meses após o anúncio inicial de um protótipo do SearchGPT, a visão da OpenAI para o futuro da pesquisa com IA agora está disponível para o público.
“Estamos focados em fazer do ChatGPT o melhor lugar para responder a qualquer pergunta, incluindo informações ao vivo da web”,
Adam Fry, líder de produto para pesquisa no ChatGPT
Chamado por Fry de “pesquisa do ChatGPT” ao invés de “SearchGPT”, o recurso entra em um campo cada vez mais competitivo de opções de pesquisa com IA para os usuários, com concorrência de startups menores, como a Perplexity, e gigantes de tecnologia, como o Google, com seus resultados de pesquisa com Visão Geral de IA. Até agora, em 2024, jornalistas criticaram tanto o Google quanto as implementações de pesquisa com IA da Perplexity por plágio e criarem citações falsas.
Para a atualização de pesquisa do ChatGPT, a OpenAI fechou acordos de licenciamento de conteúdo com vários editores online, como The Atlantic, Vox Media e Condé Nast. Esses acordos permitem que a startup de IA use o trabalho dos editores para treinar seus sistemas em troca do pagamento de uma taxa.
A OpenAI fez progressos significativos desde sua primeira incursão confusa na navegação web, com elementos mais interativos e uma atribuição mais clara das fontes. O produto ainda precisa de melhorias antes de poder competir de verdade com o domínio do Google para experiências de pesquisa essenciais, como compras online. O ChatGPT também comete alguns dos mesmos erros de outras ferramentas de pesquisa com IA, como criar informações erradas e citações incorretas. Curioso para experimentar a atualização por si mesmo? Aqui está como usá-la e alguns exemplos das minhas primeiras experiências.
Recomendados pelo LinkedIn
Como Usar a Ferramenta de Pesquisa do ChatGPT
Para experimentar essa atualização imediatamente, é necessário pagar por uma das assinaturas da OpenAI. Se você tem o plano ChatGPT Plus por US$ 20 por mês ou o ChatGPT Teams no trabalho, a nova experiência de pesquisa já deve estar disponível. Usuários gratuitos terão que esperar mais, provavelmente até o início do próximo ano.
A pesquisa do ChatGPT é alimentada por uma versão personalizada do GPT-4, o modelo recente de geração da OpenAI. Está disponível para usuários através do site do ChatGPT, do aplicativo móvel (Android, Apple) e do aplicativo web (Mac, Windows). Em qualquer país onde o ChatGPT está disponível, a funcionalidade de pesquisa com IA será provavelmente uma opção.
Primeiras Impressões da Nova Pesquisa com IA da OpenAI
A experiência de pesquisa atualizada pode parecer familiar para quem já usou a Perplexity. Você digita um comando e, em seguida, a ferramenta de IA reúne links da web para gerar uma resposta destacando informações-chave relacionadas à sua pesquisa. Contudo, agora, no ChatGPT, você pode ter conversas de áudio com o bot, convidá-lo para editar um documento e pesquisar extensivamente na web. A versão de pré-visualização de pesquisa do ChatGPT, baseada no modelo GPT-3.5, é uma lembrança distante comparada a essa versão atual, cada vez mais completa, já disponível para milhões de usuários.
Apesar de algumas das falhas iniciais na atualização de pesquisa do ChatGPT, e embora ainda seja incipiente, a pesquisa com IA não é mais uma parte de nicho do mercado de software, e mais empresas tentarão se aventurar nessa área. E se os hábitos dos usuários realmente mudarem nos próximos anos, então, controlar a próxima ferramenta de busca e de coleta de informações, será um negócio de bilhões de dólares.