Fim do Google? O que é e como funciona o ChatGPT ?
O ChatGPT tem sido considerado uma das tecnologias mais disruptivas e já conta com mais de 1 milhão de usuários. Entenda o porquê
Lançado recentemente, o ChatGPT mostra os potenciais da IA - Inteligência Artificial . No dia 5 de dezembro, a marca já havia batido mais de 1 milhão de usuários segundo o CEO da OpenAI, Sam Altman.
MAS DE ONDE SURGIU O CHATGPT?
O ChatGPT (também buscado como Chat GPT) é fruto da OpenAI, uma instituição sem fins lucrativos focada em pesquisa em inteligência artificial (IA). Ela foi fundada por Elon Musk e Sam Altman e o lançamento mais recente foi o sistema chamado ChatGPT, especializado na geração de textos a partir de um comando.
COMO FUNCIONA O CHATGPT DA OPENAI?
O serviço, que está disponível, as vezes gratuitamente e , possui várias funções diferentes, incluindo responder perguntas, resolver equações matemáticas, escrever textos, depurar e corrigir códigos, traduzir entre idiomas, criar resumos de textos, fazer recomendações, classificar coisas e explicar o que algo faz, como um bloco de código.
Ele não faz pesquisas na internet nem faz cruzamento de dados externos. Todo o seu raciocínio é feito a partir das informações de texto que foram inseridas nele. Inclusive, quando perguntado, o próprio ChatGPT explica que é incapaz de criar novas coisas, apenas interpretar e esclarecer com base no que já sabe.
Recomendados pelo LinkedIn
COMO USAR O CHATGPT?
A experiência é bem simples e direta. Para quem utiliza assistentes virtuais como Siri ou Alexa, a ideia é a mesma: basta dar um comando e a resposta vem.
Para evitar problemas, a OpenAI utiliza o Moderation API, que é um sistema de moderação baseado em IA que foi treinado para determinar se o conteúdo vai contra as diretrizes. Ainda assim, a empresa diz que existem falhas e que o sistema de moderação precisa ser otimizado.
Mas ele também pode simplificar a vida de muita gente. Ele encontrou erros de códigos e também entregou explicações de conceitos que parecem complexos de forma mais acessível – até em forma de poema, veja só. A nossa redação testou e conseguiu criar posts para as redes sociais e levantar dicas de liderança. Para as empresas, pode ser uma engrenagem na produção de conteúdo, trazendo novas ideias, sugestões e direcionamentos.
CHATGPT VAI SER PAGO?
A monetização é necessária, já que os custos estavam aumentando, a plataforma anunciou que vai lançar uma versão paga da plataforma.
A Microsoft e a OpenAI também anunciaram o DALL-E 2, que será implementado para que usuários criem imagens exclusivas.
Agora, com o ChatGPT, parece que até o Google ficou temeroso. Ao comentar um tuíte sobre a ferramenta, o programador Paul Buchheit, principal criador do Gmail, deu dois anos para que o sistema de buscas seja eliminado pela inteligência artificial. Vimos o Google engolir as páginas amarelas, agora ele assisti o avanço da Inteligência Artificial.
Ainda em fase de testes, o robô não faz previsões e usa informações disponíveis até 2021, mas não compartilha a fonte. Ele tem um caminho para melhorar, mas avançou rapidamente e surpreende como uma das tecnologias mais disruptivas.