FIAGRO muito além de captação e financiamento: Expansão, Planejamento Tributário e Sucessório.
Recentemente, os FIAGROs receberam regulamentação definitiva pela CVM, que com o ANEXO VI da Resolução CVM 175, estabeleceu os chamados FIAGRO Multimercado. Essa nova estrutura permite que um único FIAGRO invista em diversas classes de ativos, como recebíveis, imóveis rurais, participações em empresas e certificados de crédito de carbono.
A regulamentação trouxe não apenas um leque de novas estratégias para gestores de fundos, mas também importantes oportunidades para a expansão de empresas do agronegócio e produtores rurais, especialmente por meio de FIAGROs Exclusivos, que poderão ser ferramentas de crescimento ao oferecer benefícios tributários e operacionais.
Esses benefícios vão muito além da captação de recursos. Proprietários de terras, por exemplo, podem utilizar FIAGRO para integralizar imóveis rurais e, assim, aumentar o nível de garantia real, com diferimento fiscal do ganho de capital. Além disso, é possível usufruir de vantagens fiscais no caso de arrendamento ou venda das áreas. Por fim, empresas familiares ou com grande patrimônio rural poderão adotar o FIAGRO como uma solução eficiente para planejamento sucessório.
Outros exemplos práticos incluem revendedoras e comercializadoras de insumos agrícolas, que poderão utilizar FIAGRO próprio para financiar clientes, reinvestindo na operação e otimizando o capital de giro. Empreendedores de agrotechs também podem integralizar suas empresas em FIAGRO, facilitando novas rodadas de captação de recursos e usufruindo de benefícios fiscais em uma eventual venda parcial ou total da empresa.
Esses são apenas alguns exemplos das amplas possibilidades que os FIAGROs oferecem ao agronegócio, provando que eles não são apenas veículos de investimento e financiamento, mas também uma ferramenta completa de planejamento fiscal, financeiro e patrimonial para produtores e empresas do setor.
#fiagro #agro #agronegócio #agrotech #planejamentotributario