Matopiba recebe pacote de investimento
A região agrícola formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia, o Matopiba, segue no radar do setor e receberá aportes públicos e privados, de companhias japonesas. Melhorias na infraestrutura de armazenagem e logística de escoamento estão entre as previsões.
Nesta segunda-feira (29), a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, anunciou a construção de quatro armazéns para grãos, com capacidade de 88 milhões de toneladas e investimentos de R$ 100 milhões, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ela esteve em Palmas (TO) para um evento realizado especialmente para a assinatura de um acordo de cooperação entre o Brasil e Japão.
"Está prevista a instalação de duas Ceasas [Centrais Estaduais de Abastecimento] no Matopiba, no valor total de R$ 24 milhões; dois centros de tecnologia de agricultura e baixo carbono nos municípios de Luís Eduardo [Magalhães, na Bahia] e Bom Jesus [no Piauí] com parcerias públicas e privadas e implantação de um centro tecnológico em silvicultura e agricultura de baixo carbono".
Fonte: DCI