A fibromialgia e a Odontologia

A Síndrome fibromiálgica (ou fibromialgia) é uma doença crônica caracterizada por um conjunto de fatores, principalmente dor difusa e generalizada pelo corpo, baixo limiar para dor, alterações de sono, fadiga, indisposição e depressão. Acomete principalmente mulheres de 30 a 50 anos. Sua etiologia é desconhecida mas supõe-se que estes pacientes tenham uma maior resposta neurológica aos estímulos dolorosos. O diagnóstico é predominantemente clínico, através da avaliação do paciente, e geralmente é realizado pelo neurologista ou reumatologista. Exames de imagem e laboratoriais não apresentam alterações. Como é uma doença com várias repercussões, o tratamento é interdisciplinar, e pode envolver neurologistas, fisiatras, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas e, o cirurgião dentista.

A região orofacial não está imune aos quadros de dor desenvolvidos por estes pacientes. Geralmente ocorrem queixas de dores musculares na região de masseter e temporal, dores na região cervical e ainda, ardência bucal. No tratamento odontológico de rotina é necessário levar em conta que estes pacientes necessitam de um controle de dor individualizado às suas necessidades.
O controle desta condição é muito desafiador. Deve ser realizado primariamente através de medidas não invasivas ou minimamente invasivas, como atividades físicas leves e moderadas, fisioterapia, acupuntura e psicoterapia. Em odontologia, é necessário reforçar a higiene bucal, procurar uma adaptação ideal de próteses quando utilizadas, e dependendo do caso pode ser indicado fisioterapia específica para a região orofacial ou o uso de placas miorrelaxantes.
O tratamento com medicamentos, quando indicado pelo médico, pode incluir diversas drogas, entre elas, antidepressivos, anticonvulsivantes, analgésicos, e relaxantes musculares. Um antidepressivo muito utilizado para esta condição é a amitriptilina, que possui como efeito colateral importante a xerostomia (boca seca). Esta condição também deve ser avaliada e controlada. Muitas vezes, estes pacientes tem retornos mais frequentes ao Consultório Odontológico do que com a equipe médica. Desta forma, o Cirurgião Dentista, além de zelar pelo bem estar odontológico destes pacientes pode ser um grande influenciador de um estilo de vida mais saudável, motivando o paciente a manter a rotina de atividades físicas e demais medidas propostas.

Autor: Bruna Luiza
CRO-SP: 95862

Unidade São José dos Campos:
Rua República do Iraque, 40 - Sala 407
Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3019 0373
(12) 3341 5262

Unidade Taubaté:
Praça Júlio Marcondes Salgado, 34 - loja 01
Jardim das Nações
Taubaté - SP
(12) 3026 0349
(12) 3411 7080
(12) 98185 4889

Unidade Mogi das Cruzes:
Rua Navajas 428
Centro
Mogi das Cruzes - SP
(11) 4726-2875

Unidade São Paulo:
Rua Pedroso Alvarenga, 1255 -conj 34
Itaim Bibi
São Paulo - SP
(11) 3079-6837

Unidade Suzano:
Rua Benjamin Constant, 1079
Centro
Suzano - SP
(11) 4746-4780

‪#‎ckestomatologia‬ ‪#‎estomatologia‬ ‪#‎semiologia‬ ‪#‎medicinabucal‬‪#‎odontologia‬ ‪#‎odonto‬ ‪#‎dentistas‬ ‪#‎dentista‬ ‪#‎cancerbucal‬ ‪#‎lesoesbucais‬ ‪#‎estomatite‬ ‪#‎cancer‬ #fibromialgia  

Lineu Perrone Jr

Cirurgião-dentista, especialista em cirurgia buco-maxilo-facial.

8 a

Bacana Darcio. Realmente a fibromialgia representa um desafio aos colegas que trabalham na área de dor crônica. Grande abraço.

Anderson Fagundes

Dentista Auditor | Consultoria Odontológica | Cirurgião Dentista | Auxiliar Técnico | Dentista do Trabalho | Odontolegista

8 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Dárcio Kitakawa

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos