Filho drogado, mãe desesperada
Conversando com uma mãe de um dependente químico observei todo o desespero dela. De momento em momento seus olhos se enchiam de lágrimas. Muito ansiosa ela me contava a historia de seu filho e questionava o que fazer? Me senti comovida pela imensa dor e desespero daquela mãe. Contudo, vejo que a maioria dos familiares de dependentes não consegue agir, tomar uma atitude adequada frente a doença do ente querido. No caso das mães geralmente não conseguem deixar de fazer todas as vontades do filho. Às vezes me pergunto, será que ela (mãe) teve pais que só fizeram a sua vontade? Mas me deparo a cada dia com mais mães e pais que não conseguem educar seus filhos. Possuem medo de dizer o não, medo de não ser amados. Medo de perder.
Sendo que é mais fácil perder um filho fazendo todas as suas vontades do que o contrário. Nós seres humanos muitas vezes nos achamos Deus e queremos que todas as nossas necessidades sejam satisfeitas, isso é verdade. Mas a vida não é assim. Existem coisas que precisamos nos adaptar e se isto for ensinado desde criança será melhor, será mais saudável.
Vejo muitas famílias reclamar do seu dependente, contudo vejo poucas com coragem de tomar mudar suas atitudes.
Sempre falo para pais e mães de dependentes químicos: se você quer que seu dependente mude, mude primeiro você!
E isso vale também para cônjuges. Existe um ditado que diz: Se não gosta do que esta colhendo, mude as sementes.
Geralmente quem convive com um dependente químico se torna um co-dependente.
O que é co-dependente?
Co-dependentes são pessoas afetadas emocionalmente pela convivência com um ou mais dependentes químicos. É o familiar, o amigo, o colega de trabalho, o chefe, é o vizinho, e todos que procuram remover as conseqüências negativas do abuso de drogas do dependente. É todo aquele que oferece seus sentimentos e sua vida para "proteger seu dependente".
O co-dependente tem extrema necessidade de “ajudar” e faz de tudo para facilitar a vida do dependente químico. Age assim pois imagina que está ajudando, porém agindo assim ele esta contribuindo para que o dependente químico continue usando. Isso não é intencional na realidade acontece por total desinformação.
Quanto mais se protege e facilita a vida do dependente químico mais longe ele esta de se recuperar.
Os co-dependentes fazem com que os possíveis pedidos de tratamentos e/ou internação do dependente químico sejam adiados.
Como Mudar?
Peça ajuda, participe de grupos de Amor Exigente como Alanon e Naranon, ou até mesmo de Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Grupo Renovo. Informe-se sobre dependência química. Faça psicoterapia.
Se o dependente volta para casa encontra o mesmo contexto, ele vai ter as mesmas atitudes.