No fim das contas, tudo é sobre PODER!

No fim das contas, tudo é sobre PODER!

"Percebi que no fim das contas tudo é sobre poder. Sobre ganhá-lo, sobre não perdê-lo. Mas percebi também que a relação com a palavra poder precisava ser recuperada. Se faz necessário que os líderes, que as pessoas boas, gentis, inteligentes, parem de ter medo dessa palavra por confundi-la com manipulação, opressão e egoísmo"        


Sim, eu sei, essa frase pode te deixar desconfortável … mas hoje é segunda-feira, são 08:00 da manhã e você saiu de casa porque quer mais poder. Você talvez se diga que não, mas eu diria que tenho 99% de chance de vencer se apostar com você que isso é mentira... 

Veja só, é muito comum que as pessoas busquem meu trabalho procurando mais leveza, afinal o mundo anda meio pesado mesmo, e não raro as pessoas sentem que "carregam o mundo nas costas", que precisam "forçar" as coisas a acontecerem, que precisam "sacrificar" muito de si mesmas para corresponderem ao que todos esperam delas.

Às vezes a procura é por tranquilidade, considero também justo pois o mundo hoje é um tanto barulhento, todos vivem “na correria”, as pessoas “não param um minuto”, e “só queriam um pouco de sossego” são frases do dia a dia. 

Mas existe uma ligação interessante entre essas duas palavras, afinal é alcançar a leveza que leva a busca por tranquilidade, como se fossem degraus em sequência. Temos uma ideia errada de que ou possuímos um sentimento, uma virtude, ou não. E não é bem assim que funciona, todos nós temos um pouco de leveza, todos nós estamos tranquilos em algum tanto. Acredite, a leveza e a tranquilidade estão aí dentro de você e quanto mais você alcança uma, mais quer a outra e então quando menos espera está buscando por algo que ficou famoso há um tempo atrás: O estado de flow!

O estado de flow é experimentado:

  • 1-) Quando nossas habilidades e nossas demandas estão alinhadas;
  • 2-) Quando sentimos que pertencemos ao ambiente e estamos tão à vontade nele quanto um grande jogador de tênis se sente quando pega uma raquete e vai pra quadra;
  • 3-) Quando recebemos informações muito claras, não existe ambiguidade ou lacunas de comunicação;
  • 4-) Quando nos importamos de verdade com aquilo que fazemos.

Sem leveza e tranquilidade não podemos realmente experimentar o estado de flow. O estresse, a ansiedade, a falta de confiança não permitem que nossos mecanismos cognitivos se alinhem para gerar as condições necessárias. E quando isso acontece nós perdemos algo muito importante para nós: a capacidade de realização.

Ser capaz de agir no mundo de forma assertiva, de construir algo, de consertar algo, de amar. De deixar nossa marca no mundo. De viver com a segurança que desafios podem vir, e virão, mas estaremos preparados para enfrentá-los. Sentir aquele “brilho nos olhos” pela vida e por aquilo que fazemos nos torna o que chamamos de AGENTE.

E todo AGENTE possui algo altamente desejado pelo mundo de hoje: PODER.

Mas então poder está ligado a palavras como leveza e tranquilidade? Pois é ...

Para começar Poder é um verbo que significa:

  1. Ter a faculdade ou a possibilidade de.
  2. Possuir força física ou moral; ter influência, valimento.

A palavra poder vem do latim possum, que significa “ser capaz de”. 

O poder é um verbo de movimento, não algo que você adquire e pode perder, o que você adquire é importância através de seus valores e mérito. E você pode perdê-la se agir de forma contrária, ou porque não, errada.  Já o poder é algo que você executa, é ação e movimento.

O PODER DEPENDE DA IMPORTÂNCIA ADQUIRIDA ATRAVÉS DO MÉRITO! - reflita sobre isso!

Você acessa o poder quando age em prol de algo ou alguém, ou seja, quando exercemos nossos valores com o pensamento no bem comum conquistamos importância e então podemos nos mover com velocidade e assertividade. O poder nos dá o direito e a capacidade de exercer autoridade, influência e/ou força.

Você pensa em ações negativas quando lê uma frase como essa? O poder é um verbo que foi desgastado mesmo, normalmente associamos o exercer autoridade com abusar da autoridade, exercer influência como manipular pessoas e exercer força como oprimir… mas isso não é nada parecido com poder ..

Pense agora em coisas incríveis que você pode fazer .. Nós temos o poder de curar um coração partido, o poder de devolver esperanças para alguém, o poder de oferecer uma oportunidade, o poder de criar algo novo para solucionar um problema de todos, o poder de cuidar da natureza, o poder de suavizar a dor de alguém, o poder de usar as coisas em favor das pessoas. 

Porque não desejaríamos esse poder? 

Nós desejamos o poder porque ele nos torna capazes de agir no mundo, agir no mundo nos coloca em estado de flow, um estado de liberdade que gera tranquilidade e serenidade e então a vida passa a ser leve, pois encontramos um lugar tão desejado para nós, a felicidade.

Percebi que no fim das contas tudo é sobre poder. Sobre ganhá-lo, sobre não perdê-lo. Mas percebi também que a relação com a palavra poder precisava ser recuperada. Se faz necessário que os líderes, que as pessoas boas, gentis, inteligentes, parem de ter medo dessa palavra por confundi-la com manipulação, opressão e egoísmo.

Por isso tenho uma mensagem bem simples para terminar esse artigo e inspirar sua semana:

Sejamos poderosos! É da nossa natureza. 



 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos