Ser uma pessoa maledicente pode atrapalhar o clima e o crescimento da empresa!

Ser uma pessoa maledicente pode atrapalhar o clima e o crescimento da empresa!

Vamos entender isso!

Maledicente é a característica do que ou de quem vive falando mal de outras pessoas; pessoa que propaga difamações; malfalante, maldizente. Ou seja, maledicência é a ação ou hábito de dizer mal dos outros; difamação, detração, maldizer.

 Assim,

  • Você se observa mais falando bem ou mal do outro?
  • Você se observa mais dando feedback da atitude ou das características pessoais ao próximo?
  • Você tem o hábito mais de falar sobre projetos e ideias ou falar do outro?

 Assevero que, quando se deixa de lado a maledicência e se condiciona a mente a pensar em ideias e projetos [de forma positiva] todas as atitudes e ações contribuem com o nosso crescimento pessoal e profissional, consequência disso, se tem um ambiente de trabalho saudável e as empresas atingem os seus objetivos e metas.

 Como sugestão segue 05 dicas básicas que podem melhorar o desempenho de sua empresa, com pequenos investimentos:

 1)         Tenha uma mente positiva! Todas as vezes que um pensamento negativo vier a mente ou sentir vontade de falar mal de alguém, procure bloquear. A medida que se for exercitando essa prática, a mente mudará a forma de pensar;

2)         Seja grato! Agradeça a Deus pela oportunidade de conviver com pessoas que o ajudam a tornar você uma pessoa melhor;

3)         Tenha informações positivas! Lembre-se de alguns ensinamentos construtivos: Jesus contou com 12 discípulos [pessoas que caminhavam ao lado dele] a afim de apoiá-lo na execução de sua Missão; nem todos tinham as mesmas características, por não lembrar, um deles o traiu e o outro o negou por 3 vezes, mas, este, se arrependeu, e a partir de então, teve uma trajetória brilhante.

4)         Faça a sua súplica diária! Todas as manhãs, antes de sair de casa ou quando estiver dentro do carro, reflita sobre tudo o que tem que fazer no dia e foque nisso; se não puder refletir para o dia inteiro, faça por períodos, isso o ajudará a manter seu foco e ficar longe da maledicência;

5)         Seja empático! Há dias em que você será o máximo, e dias em que não produzirá praticamente nada..., mas a sua essência permanece dentro de você. Assim também é seu próximo.

Enfim, não se pode olvidar que comentários maldosos, de fato, minam a energia de qualquer ser humano, além de mexer com o emocional, faz a pessoa perder o foco e a disciplina.

Pior ainda, quando se trata do mundo organizacional, pois as empresas perdem tempo e dinheiro, caindo drasticamente os resultados financeiros e mercadológicos.

Desse modo, é prudente que, quando um profissional disser que é comprometido com a empresa, que este analise também se suas atitudes são maledicentes ou respeitosas com as pessoas.

Dependendo da resposta, este saberá se, de fato, contribui ou não, verdadeiramente, com os princípios organizacionais.

 Tenha pequenas ações, grandes atitudes, mas faça disso uma prática!

Isso fará de você uma pessoa extraordinária!

 Obrigado pela atenção e tenha um dia cheio de ânimo e produtivo.

 Claudio Cartaxo

Um grande amigo e excelente profissional. Abraço.

Sergio Feijó

Consultor e Auditor de Sistemas Gestão/ Compliance/ ISO 9001/ ISO 22000/ APPCC/ IFS/ FSSC/ GMP PLUS/ BPF/ SASSMAQ/ Indicadores/ Planejamento Estratégico/ Processos Gerenciais/ Prof. MBA's, Palestrante e Congressista

8 a

Excelente texto! Parabéns Cláudio!!! Só com bons pensamentos, tangibilizamos o sucesso pessoal e profissional! Forte abraço!!!

Sábio professor!!! ;)

Profissão Atitude

Conteúdo profissional voltado à gestão, liderança e governança corpoprativa

8 a

Pode atrapalhar?

Jair Aparecido Modesto

Supervisor de Produção na Lactalis do Brasil

8 a

Excelente texto Claudio, parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Claudio Cartaxo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos