Final de Mandato
ME DESPEÇO DE MEU MANDATO COMO PRESIDENTE DO CONSELHO DO IBGC: UM CAPÍTULO MUITO FELIZ TERMINA E OUTRO ACABA DE COMEÇAR
Quando a minha jornada com a governança começou, há mais de dez anos, confesso que não imaginava tantos e tão bons acontecimentos, tantas conquistas, e que uma rede de pessoas tão competentes e comprometidas somaria tanto a essa trajetória.
Como já compartilhei por aqui em outras oportunidades, meu caminho e o da governança se encontraram quando o grupo familiar do qual faço parte decidiu aderir a esse sistema que, conforme vivenciei na prática, traz impactos profundamente positivos e influencia diretamente a geração de valor e a longevidade de um negócio.
Mas não foi só isso: a necessidade e a vontade de mergulhar nos estudos sobre governança me fizeram bater à porta do IBGC, esse think tank fundamental para a governança no Brasil que se propõe, por meio do compartilhamento de conhecimento, a atuar na construção de um país melhor.
A partir daí, por meio da troca constante de experiências e das valiosas formações do instituto, tive a oportunidade de me preparar para contribuir da melhor forma possível com os conselhos de administração dos quais faço parte. Conto um pouco dessa experiência em um artigo que publiquei no Dia Internacional da Mulher:
Primeiro mandato e pandemia
Fui muito bem recebida como aluna e me apaixonei pelo poder da governança em uma família empresária. Depois, dentro do IBGC, pude participar da Comissão de Empresas Familiares e até coordenar esse grupo.
Em 2019 surgiu um novo desafio: muitos associados me incentivaram a me candidatar à presidência do conselho do IBGC. Abracei essa possibilidade como uma forma de crescimento profissional e pessoal e de uma oportunidade para contribuir com esse instituto que me acolheu e que tanto me ensinou.
Mas o desafio veio acompanhado de uma situação inimaginável. Além de se tratar da primeira eleição de conselho após as mudanças estatutárias promovidas em 2019, estávamos naquele que seria o primeiro mês de uma crise sanitária que durou mais de dois anos, causada pela Covid-19.
A assembléia geral ordinária responsável pela eleição foi realizada 100% online, e as atividades passaram, também, a ser remotas. Uma nova era se iniciava, com incertezas, adaptações a toque de caixa e perigos reais a todas as pessoas.
Além de adaptar as próprias atividades e vidas a um suposto “novo normal”, a uma incógnita, tínhamos a missão, como fonte de conhecimento sobre governança, de apoiar da melhor forma possível os nossos associados que, por sua vez, enfrentavam também situações que colocavam em xeque seus negócios e, o mais grave, as vidas de seus colaboradores e familiares.
As dificuldades impostas pela pandemia, no entanto, não me impediram de me apaixonar ainda mais pelo IBGC. Quando entrei no conselho, conheci um outro instituto, pois como aluna e associada eu podia enxergar apenas um recorte de sua atuação.
A prova de de fogo à qual todos nós fomos submetidos globalmente aos poucos arrefeceu e acabou. E eu novamente, em 2023, me candidatei à reeleição como presidente do conselho e tive a alegria e a honra de ser reeleita.
Foram muitas as ações realizadas nos últimos dois anos, sendo uma das primeiras o retorno às atividades presenciais após o fim da pandemia. Abaixo, uma lista dos principais acontecimentos desse período em 2022:
- Eleição do novo conselho de administração;
- Retorno das atividades presenciais após dois anos em formato exclusivamente on-line;
- Primeira eleição de coordenadores de capítulos e núcleos regionais sob novas regras, visando maior participação dos associados;
- Andamento do processo de revisão do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa;
- Comitê de Jornada Digital com início com foco em educação;
- Jornada Técnica no Canadá;
Recomendados pelo LinkedIn
- Publicação da Agenda de Governança Corporativa: Propostas aos Candidatos à Presidência da República e ao Congresso Nacional;
- Criação da gerência de Impacto Socioambiental, que passa a cuidar do Chapter Zero, do PDeC e, a partir de 2023, do Conselheiros pela Amazônia;
- Primeira edição do Programa de Diversidade Racial em Conselhos, com programa exclusivo para pessoas autodeclaradas negras.
E em 2023:
- Lançamento da 6ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, após um processo estruturado de escuta de participantes do mercado, consulta restrita, sessões de discussão no Congresso, audiência restrita. O lançamento começou em São Paulo e percorreu todas as regionais do IBGC à época;
- Criação do Núcleo Espírito Santo (a 11ª regional do IBGC);
- Comemoração dos 20 anos do Capítulo Rio Grande do Sul (originalmente Capítulo Sul), a primeira regional do IBGC;
- Lançamento do Governança 360, evento semestral que conta a curadoria de conteúdo das Comissões Temáticas;
- Primeira participação do IBGC na COP;
- Avanço no desenvolvimento de atividades digitais – criação da plataforma IBGC ondemand, que será lançada em 2024;
- Jornada Técnica na Inglaterra;
- Transição da diretoria-geral;
- Preparativos para a primeira edição do Fórum Nacional de Governança da Família Empresária e do Centro de Governança da Família Empresária.
Um agradecimento pela confiança
Esses quatro anos que totalizam os dois mandatos ficarão impressos em minha mente e em meu coração não só em forma de um enorme aprendizado e de excelentes experiências, mas no carinho e no apreço pelo IBGC, e na gratidão pelas pessoas que me elegeram e me apoiaram nessa trajetória.
Uma eleição não traz só oportunidades de crescimento pessoal e profissional: está repleta, com justiça, de expectativas dos eleitores, e traz principalmente grandes responsabilidades. E é não somente pelas oportunidades, mas pela confiança que depositaram em mim que eu agradeço.
Agradeço em especial ao diretor-geral Pedro Melo por toda a parceria; aos meus colegas do conselho de administração dos mandatos de 2020 a 2024; e a tantas apoiadoras e apoiadores que me fizeram ter coragem de me candidatar a esta posição.
Tenho um carinho muito especial pelo instituto. Como presidente do conselho, pude ver toda a potência de seu triângulo de educação, vocalização e influência; todas as pesquisas realizadas; a oportunidade de influenciar a governança Brasil afora por meio de todos os capítulos; e todo o extenso trabalho de curadoria, conteúdo e cursos.
Para finalizar, destaco que a minha jornada com a governança, que está intensamente alinhada aos meus propósitos de vida, agora ganha outro capítulo. A partir de abril, terei a alegria de contribuir com o IBGC como embaixadora do Centro de Governança da Família Empresária, causa com a qual tanto me identifico.
Convido a todos vocês, que ainda não estão nessa jornada, a se unirem a nós, do IBGC.
O trabalho para ajudar a melhorar o nosso país por meio da governança está apenas começando!
CFO, Board Member and Investor
8 mParabéns
Parabéns Gabriela pela excelente gestão em mais esse desafio. Continue sempre nos ensinando, inspirando a sempre trazermos pensamentos inovadores e sob a tutela de robusta governança. Muito obrigado !
Conselheiro Independente | Board Member at Adeste and SUPER BOX 24h | Board Club, FUTURE IS NOW e IBGC
8 mExcelente iniciativa! Compartilhar sua jornada em um think tank crucial para a governança no Brasil é inspirador, Gabriela Baumgart. Estou ansioso para ler sobre seus próximos planos e contribuições para o desenvolvimento desse importante campo.
Parabéns Gabriela!!!!
Executivo sênior com experiência em organizações multi-culturais e complexas. Mais de 20 anos atuando em Inv. Banking.
8 mCongrats Gabriela Baumgart