Finanças Saudáveis e com Planejamento - Um desafio para a família brasileira!
Quando se trata de finanças pessoais e familiar, sabemos que não existem milagres.
Muitos brasileiros desconhecem as regras básicas de como ter uma saúde financeira e um planejamento eficiente. Apesar de que hoje muitos livros estão sendo lançados sobre o assunto e muitos profissionais estão engajados em passar a mensagem da saúde financeira. O que é muito importante, pois este conhecimento está sendo disseminado cada vez mais.
Regra nº 1 – O famoso jargão popular: “Nunca gaste mais do que você ganha!" - inclui seus gastos fixos e variáveis. Seu total de gastos não pode ser superior ao seu salário. Faça ao contrário, separe pelo menos 10% do seu salário para uma “reserva técnica”. Faça uma planilha de orçamento doméstico mensalmente, com suas entradas (ganhos), saídas (depesas) e saldo final. Assim você pode acompanhar onde você mais gastou no mês e corrigir no mês seguinte.
Regra nº 2 – Se você está em dúvida em comprar um carro ou um imóvel, sempre opte pelo imóvel. Carro sempre será um custo e a depreciação é muito rápida. Se você mora de aluguel será uma oportunidade de se livrar dele no futuro. Senão, você poderá alugá-lo e ter uma fonte de renda passiva.
Regra nº 3 – Procure evitar financiamentos a não ser que seja para a casa própria.
Regra nº 4 – Procure não utilizar cartão de crédito e pague suas contas com o que você ganha no mês. A não ser que você seja organizado e consiga pagar todas as suas contas no cartão.
Regra nº 5 – Procure investir sua “reserva técnica” no mercado financeiro, diversificando entre aplicações moderadas (CDB, Fundos de Investimentos) e arrojadas (fundo de ações, ações). Se você não sabe como fazer procure um agente de investimentos para lhe ajudar. Estes investimentos irão lhe ajudar a realizar seus sonhos como viagem, comprar a casa própria, estudar no exterior, reserva financeira para seus filhos ou adquirir algum bem, enfim qualquer coisa que você queira fazer.
São regras simples mas de difícil implementação. A grande maioria dos brasileiros sofrem financeiramente por desconhecê-las além de focarem sempre em ter o melhor celular, o melhor carro, a melhor casa sem planejar para isso. Falta disciplina e foco. O sacrifício não é levado em conta e na maioria das vezes o passo é muito grande, o que gera um problema financeiro permanente e o caos financeiro. Muitas pessoas precisam tapar buracos emocionais comprando compulsivamente o que agrava mais ainda a situação.
Seria interessante que as escolas tivessem desde o Ensino Fundamental matérias para nossos filhos onde ensinem essas regras básicas. Hoje os pais precisam passar este conhecimento diretamente, quando possuem e quando aplicam como exemplo.
Diego Rafael Bittencourt
Administrador de Empresas