Fiquei desempregado e agora José?

Fiquei desempregado e agora José?

Você já levou um pé na bunda?

Ser desligado de uma empresa é semelhante ao termino de um relacionamento amoroso. É um momento constrangedor para quem faz e terrível para quem recebe a notícia.

O problema é que ambas as situações mexem com algo ao qual o ser humano não foi preparado para enfrentar:

A rejeição.

Por mais que o seu relacionamento estivesse horrível, quando a pessoa decide terminar com você, automaticamente o seu ego entra na frente e se recusa a aceitar que alguém não te quer mais.

Talvez você já tivesse infeliz no seu trabalho, insatisfeito com as coisas que a empresa andava fazendo ou deixando de fazer para que a sua carreira não ficasse travada, mas quando você recebe a notícia é um baque.

O que você precisa entender é que ninguém termina um relacionamento do nada e ninguém vai te mandar embora de uma hora para outra, tudo é planejado com antecedência.

Só que antes de você ficar se lamentando, tentando achar onde é que você errou, saiba que uma história sempre existe dois lados!

“Até uma pessoa boa se torna o vilão na história contada por outra pessoa!”

Eu sei que as pessoas sempre vão achar que a pessoa que recebe a notícia é a culpada por tudo, mas isso não é verdade.

Eu sei também que a “etiqueta profissional” recomenda que não devemos falar "mal" da nossa antiga empresa ou do nosso antigo chefe…

Ok, siga essa etiqueta, mas guarde para você que nem sempre é sua culpa, e afinal falar sobre isto não vai mudar nada certo?

Então, não vamos focar no que já passou e sim no que podemos fazer a partir de agora:

  • Muita calma nessa hora!

Eu sei que a primeira coisa que você vai fazer é entrar em desespero, ficar preocupado em conseguir um novo emprego (afinal são aproximadamente 13 milhões de desempregados no país), ficar pensando em como você irá fazer para sobreviver e como irá pagar as suas contas!

Calma, não entre em pânico, você vai conseguir se recolocar, tenha fé!

Só que fé sem obras é uma fé morta, ou seja, você precisa agir também! Nada de ficar esperando papai do céu mandar um emprego novo bater na sua porta!

  • Reflita sobre seus possivéis erros.

Como eu disse os dois lados podem ter cometido erros, você precisa fazer uma análise fria sobre o que você pode ter feito de errado para que essa relação chegasse ao fim, descubra quais pontos você precisa melhorar, pois, se você não fizer isso quando conseguir um novo emprego o fim será o mesmo!

  • Use o dinheiro com sabedoria!

Se você foi mandado embora sem justa causa, dependendo de quanto tempo tinha de empresa irá receber um bom dinheiro!

A maioria dos brasileiros não usa o seu dinheiro com inteligência, pois, não fomos educados para isso na nossa formação.

E o que não fazemos no pouco não iremos fazer no muito, então se você não poupava o seu dinheiro quando tinha pouco, receber essa “bolada” da rescisão pode acabar mais rápido do que você imagina.

Você precisa pensar a longo prazo, nada de sair gastando com besteiras achando que a quantidade que você recebeu vai ser o suficiente para você sobreviver por anos! Lembre-se que a sua recolocação pode demorar um pouco e que imprevistos sempre acontecem!

Além do dinheiro da rescisão você também terá direito a sacar 100% do FGTS, eu aconselho que você saque esse dinheiro, mas não faça uso dele, a não ser em caso de uma emergência em questão de saúde.

Você deve movimentar essa grana da conta do FGTS que rende menos de 4% ao ano para um investimento mais rentável como, por exemplo um tesouro Selic que hoje esta rendendo 6,5% ao ano.

(Se você quiser saber mais sobre investimentos, como controlar melhor o seu dinheiro e organizar as suas finanças, fique a vontade para me mandar uma mensagem aqui no LinkedIn eu posso montar uma consultoria financeira especializada para você e assim você nunca mais irá passar sufoco com grana!)

  • Entre em forma!

Já viu aquelas pessoas que quando eram solteiras estavam sempre arrumadas, cuidando da aparência como algo sagrado e sempre mantinham uma energia incrível para se divertir? E quando começam a namorar vão relaxando?

Assim como nos relacionamentos amorosos, com o passar do tempo as pessoas acabam se acomodando no seu trabalho, a rotina, principalmente se for uma função muito operacional acaba nos desgastando e dai as nossas entregas acabam não sendo das melhores.

Isto é um tremendo erro e você precisa aprender a continuar se cuidando mesmo quando isso acontecer.

Agora que você está desempregado, esta na hora de voltar ao mercado e melhorar a sua imagem! E o melhor jeito de fazer isso é se atualizando, melhore o seu currículo, comece a fazer cursos da sua área, consiga algumas certificações e se cadastre o seu currículo em todas as plataformas que ofereçam vagas de emprego.

Nos links abaixo você encontra diversas opções para atualizar o seu currículo com cursos:

Udemy / CGO / FGV / Prime Cursos

Para atualizar o seu currículo você pode usar o site abaixo, ele é bem didático, mas vale a pena antes, você procurar na internet algumas dicas para criar o melhor currículo possível.

Gerador de Curriculo

Sobre as plataformas para cadastrar o seu currículo, quanto mais, melhor:

Catho / Vagas / 99 Jobs / Cubo - Vagas em Startups

Vale a pena também efetuar o cadastro do seu currículo diretamente no site da empresa que você tem interesse.

Um superdica é que na hora de preencher o seu currículo você deve usar palavras chaves (Keywords), pois, muitas vezes será um robô que irá analisar o seu currículo para ver a aderência dele a vaga.

Então, veja aquilo que a vaga pede e construa sua experiência profissional utilizando essas Keywords, por exemplo, se você é um analista financeiro o seu currículo deve conter palavras como, por exemplo:

Orçamento, controle, budget, análise, relatórios etc.

  • LinkedIN

O LinkedIn se utilizado da forma correta é uma ferramenta poderosíssima para te ajudar na sua recolocação.

O LinkedIn não é apenas destinado para procurar emprego e sim para criar o seu network!

Além de procurar fazer conexões com pessoas da sua área, busque assuntos que tragam mais conhecimento para você, entre em grupos de debate, expresse as suas opiniões sobre os assuntos e movimente o seu perfil, pois, quem não é visto não é lembrado!

Compartilhe artigos ou publicações que você achar interessante, publique alguma coisa sobre a sua área, comente algumas publicações e ofereça ajuda de alguma forma.

  • Desistir doi bem mais!

Essa é minha última dica para você.

Por mais que a situação esteja difícil, por mais que demorem para chamar, por mais que você recebe 100 nãos!

Jamais desista! Você só não vai conseguir um novo emprego se desistir, o sucesso é feito através de uma escada, cujos degraus são seus fracassos.

A cada não que você receber, volte mais forte para a próxima vez! Hoje em dia não existe desculpa nenhuma para não obter conhecimento, procure dicas de especialistas em currículo e entrevistas para corrigir os erros que você esteja cometendo.

Por fim eu aconselho você a não deixar para depois, eu sei que da, uma enorme vontade de tirar um tempo para você relaxar e curtir um pouco essas férias forçadas, mas procure se mexe logo nem que seja aos poucos, não fique dando bobeira porque pode ser ruim deixar para depois.

Bom eu espero que eu tenha te ajudado e que você volte o mais breve possível ao mercado de trabalho.

Abraços,

Johnny Ribeiro.






Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos