Fiquei Desempregado(a). E Agora?
Diante de um mundo de incertezas somado a uma crise econômica e politica nada fácil, reduções de quadro e consequentes desligamentos passaram a ser uma regra (e não mais exceção) nas empresas brasileiras. Milhões de desempregados se perguntando: Fui demitido. E agora?
Algumas dicas sobre o seu futuro:
Entenda o Momento Atual: Antes de tudo, é fundamental ter clareza da sua realidade atual, considerando os aspectos financeiro, psicológico, emocional e de saúde, principalmente. Importante analisar o seu momento atual entendendo quais os prós e contras desta situação. Procure pelos Prós, pois eles existem. Entender também que tudo na vida é transitório ajuda, ou seja, esta situação vai passar em algum momento.
Viva o Luto: Não é nem um pouco prazeroso ser demitido. Muitos profissionais são tomados por intensos sentimentos de injustiça e rejeição, afinal, foram “descartados” da empresa na qual permaneceram e se dedicaram por longos anos. Saiba que você se sentirá assim, e passará por um processo parecido ao Luto-Perda, enfrentando as etapas de Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação. Alguns passarão por todas elas, outros não. Negar este processo não vai ajudar muito. Viva este luto. Ao chegar na etapa da Aceitação, você começará a enxergar as coisas com outro Olhar.
Há Vida após uma Demissão: Sim, depois de ter analisado os prós e contras, refletido sobre a vida e carreira, vivenciado o luto e aceitado a situação, você perceberá que há um mundo de possibilidades e alternativas à sua volta. Vc entenderá que aquela empresa não ocupa mais um espaço tão definitivo em sua vida e que você não perdeu o chão. Pelo contrário, enxergará um mundo diferente, onde você é o Dono dele, o Protagonista.
“Queixo para cima”. Valorize-se : Neste momento, você vai perceber que ter sido desligado de uma empresa não te diminui como Profissional. Verá que possui fortalezas, talentos, um repertório de competências inatas e aprendidas. E todo este conhecimento pertence a você. Descobrirá que é livre e que pode ser o Dono (ou o CEO) da sua própria Carreira. Vida que segue, levantará a poeira e dará a volta por cima.
Posicione-se para o mercado: É hora de se posicionar. Dizer para o mundo quem é você. Como quer ser visto pelo mercado? Que tipo de profissional quer se tornar? Quais as soluções e valores que você pode agregar? Como pode ajudar as pessoas com o seu conhecimento? Você poderá usar o conceito dos 4Ps do marketing – acesse este artigo - Estrategias de Recolocação - para buscar seu reposicionamento ou recolocação no mercado. Estará fortalecido para lançar Mãos à Obra e finalmente encontrar o seu “lugar ao Sol”.
Relato de quem já vivenciou um desligamento, deu a volta por cima e encontrou uma Carreira com Propósito.
Clarice Santana, Coach de Carreira com Propósito
Co-Founder GS Glamour
7 aExcelente...
Consultora Educacional | Especialista em Educação | Psicopedagogia | Gestão de Projetos
7 aArtigo sensacional! Objetivo é retratanto adequadamente as fases que experenciamos neste processo de transformação.
RH I DHO I Atração&Seleção I Treinamento&Desenvolvimento I Cultura&Clima I Engajamento I HRBP I Onboarding I Inovação I Indicadores I Tecnologia&Inteligência Artificial l Filosofia.
7 aÓtima reflexão Clarissa, tenho presenciado isso dia a dia com meus clientes.. Alexandre Barbosa