Foi Desligado? Como Agir?
Infelizmente estamos em época de demissões em massa em muitas empresas. Eu, pessoalmente, tenho buscado auxiliar vários colaboradores desligados seja com indicações para outros clientes meus, seja apoiando na elaboração do currículo, na postura frente a entrevistas ou mesmo no apoio emocional, tão importante numa hora destas.
Somente neste mês, consegui ajudar a 4 profissionais que saíram de clientes meus, ajudando-os a recolocar em outros empresas que presto serviços de consultoria. Obviamente que isto se deve a postura destes profissionais desde a admissão até a demissão, mantendo o profissionalismo e o equilíbrio.
Infelizmente, nem todos agem de forma ética. Alguns estão demonstrando uma postura totalmente equivocada, seja se revoltando com a empresa (que não tinha outra alternativa), seja cobrando o que não fora combinado, seja ameaçando veladamente com processos trabalhistas, talvez se esquecendo que agora existe pagamento de sucumbências para pedidos indevidos, caso não tenha nexo suas reivindicações.
São pessoas que passam e passarão por dificuldades e não tiraram nem tirarão lições das mesmas; que não sabem as voltas que o mundo dá, que não entendem a lei do retorno e o porquê que não dão certo e suas vidas não progridem. Alguns ligam para empresas em comum e a primeira ação destas empresas é buscar entender o que aconteceu junto a empresa que os desligou e... O que esperam que seja dito? Elogios, recomendações sem restrições e até pedido que o contratem?
Um diretor de uma empresa em que atuo teve que fazer alguns desligamentos na semana passada. Uma das pessoas desligadas tirou seu sono, pois é alguém por quem ele tinha muito carinho e consideração e, obviamente seria o primeiro a retornar, após o reaquecimento da economia. Entretanto, a postura deste colaborador o decepcionou tanto que ele perdeu o sono de tanto arrependimento por ter sofrido com sua saída.
Como dica, se é que serve pra alguma coisa: “o mundo dá voltas (e muitas!!!!)”. Da minha parte, jamais indicarei alguém que teve uma postura antiética ou indigna num cliente meu para outro cliente. Pensem nisto, pois o mundo está interligado, as pessoas se conversam e a lei do retorno é implacável. Hoje mesmo alguns perderam oportunidades que poderiam ter em se recolocar por posturas antiéticas (e não sabem disto, infelimente).
Valter Assunção
o
Eng civil comercial | Layher Brasil
4 aBom dia Valter, parabéns pelo artigo... sabedoria e profissionalismo neste momento que vive o mundo, são ferramentas para os profissionais diferenciados... Grande abraço !
Executivo de contas nacionais na Borany Engenharia | Gestão em Marketing
4 aBom dia, Vater. Parabéns pelo artigo. Em tempos difíceis precisamos manter nosso equilíbrio emocional, afinal nem as empresas e nem os colaboradores estavam esperando por essa crise. Com tudo oque nos diferencia é a forma que nos comportamos nesses momentos. Grande abraço e mais uma vez parabéns. (Wise words).
Gerente de Projetos | Coordenador de Projetos | PMO | Coordenador de Projetos e Obras | Engenheiro Civil
4 aVejo alguns deslizes sendo reparados ao longo dessa caminhada profissional, o que é saudável e encarado como crescimento! Mt legal e sincero esse artigo.
Especialista de Mercado e Produto | Pós Venda | Operações | Comercial | Construção Pesada | Infraestrutura | Mineração e Siderurgia.
4 aParabéns Valter Assunção pelas sábias palavras. Hoje tenho alguns colegas conseguindo recolocação justamente pelo o que você citou. Creio que toda pessoa ao passar por uma empresa, tem algo novo a aprender com a empresa e principalmente com os colegas no convívio do dia a dia, onde cada um tem seus conhementos ou vivências para ensinar. Uma colocação no seu texto me marcou e acho muito válido pontuar. O trecho do texto diz " cobrando o que não fora combinado e ameaças de processo judicial". Essa postura ao meu ver é a pior que existe, pois tenho comigo o ditado " O que falou, tá falado" Hoje às pessoas não tem palavra e se dizem parceiras com segundas intenções ou até o momento em que se julgam "saindo por cima". Muitos só sabem olhar pessoas bem sucedidas e empresários com inveja. Não sabem enxergar as lutas e dificuldades passadas, para alcançar esse sucesso. Fica aqui uma breve reflexão de um amigo. Abraço.