Foi tanto sim, que agora digo não

Foi tanto sim, que agora digo não

Cá estava eu, “sextando” e escutando música com minha filha, mas como a cabeça não para, fui surpreendida com um trecho de uma que me fez refletir, instantaneamente.

Foi tanto sim...

Como muitos, passei grande parte da vida e da carreira falando muitos sim. Sou competitiva, quero minha área em destaque, meus projetos premiados, quero que precisem de mim. E de tanto querer, criei vários monstros, internos e externos. E descobri que querer abraçar o mundo cansa demais e ainda deixa alguns frustrados no caminho porque falta braço pra tanto abraço.

O sim é belo, é bem aceito, é querido. Todo mundo quer por perto o “pau pra toda obra”, eu mesma busco sempre por esse perfil. Mas a que preço? Será que quem fala sim pra tudo, faz tudo mesmo? E se faz, será que faz bem-feito? Será que consegue gerenciar prazos em meio a tanta coisa? Não tenho certeza.

Aprenda: ninguém vai controlar suas demandas. Enquanto você estiver assumindo, estarão delegando a você. E quando parar de entregar, você corre o risco do julgamento por falta de planejamento e de controle. E quer saber? Culpa sua! Quem pede, só pede. Obrigação sua definir até onde dá pra ir.

Acredite: não é a quantidade de sim que você diz, que define sua competência. A qualidade das suas entregas é que define. E quanto mais pendências você tiver, maior o risco de ser julgado.

... que agora digo não

O sim é muito agradável pra quem o escuta. Mas falar não é nobre. Fale um não e verá muita gente se movimentar. O seu filho só vai aprender a andar sem rodinha quando você se negar a segurá-lo. Sua equipe só vai assumir um problema quando você se recusar a dar a solução. O não faz o outro procurar por alternativas, que inclusive podem ser melhores do que você entregaria. Olha aqui um exemplo de casa: dia desses minha filha queria arroz e eu falei que não podia ir fazer. Pois ela tirou meia dúzia de dúvidas comigo, correu pra cozinha e fez o arroz. Ela brilhou!

Para o seu líder, ouvir não pode ser uma oportunidade de ele enxergar novos horizontes, novas perspectivas, pessoas promissoras. Arrisco dizer que seu excesso de sim pode deixar seu gestor míope para novas possibilidades. Olha lá, seu não fazendo o bem!!!

E como eu não aguento... vai aí um recadinho pra turma de CS, turma protetora dos clientes, turma dos chamados criticidade alta, turma dos relatórios pra ontem, não adianta falar sim pra tudo, se comprometer com mais do que pode entregar, e depois ganhar alguns inimigos. Falar não pro cliente não significa deixar de lado o sucesso dele. Às vezes um não poupa o cliente de uma crise de ansiedade e poupa você de pensar em 15 respostas com justificativas diferentes.

Negue com classe, com propriedade. Conquiste seu espaço de tal maneira que o não, nem de longe, será sinônimo de incompetência.

É isso, artigo curtinho e objetivo cumprido: te fazer pensar. O título da música que começou tudo isso é: "Dona de mim". É sobre isso.... fui.

Katia Regina Santo André

Customer Service | RB Treinamento e Desenvolvimento

2 a

É isso

Karine Fernandes

Head of Customer Success at Amicci

2 a

Parabéns Re, que necessário ler tudo isso 😍

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Renata Baptista

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos