Foi tudo delas 🥇 As Olimpíadas da Igualdade de Gênero

Foi tudo delas 🥇 As Olimpíadas da Igualdade de Gênero

Paris vai ser lembrada como as Olimpíadas da Igualdade de Gênero. Pela primeira vez, alcançamos a paridade entre homens e mulheres na competição. Essa conquista levou 124 anos, uma vez que as mulheres chegaram aos jogos apenas em 1900. Essa também foi a edição dos jogos em que as mulheres brilharam e se superaram no quadro de medalhas. Das 20 medalhas conquistadas pelo Brasil, doze são de vitórias delas (incluindo todas as de ouro!). 

Algumas das lições que podemos tirar das Olimpíadas para a carreira e a vida das mulheres são:

🚀 Incentivo para sonhar desde cedo: com suporte, visibilidade e reconhecimento, nossas atletas chegam longe. Esse ano, os esportes femininos devem render mais de 1,3 bilhão de dólares globalmente.

👩🏻💼 Lideranças para transformar: as mulheres somam 33% do Comitê Olímpico Internacional, um aumento de 60% em menos de três anos. Imagina tudo que dá para fazer quando alcançarmos a igualdade de representantes?

🤱🏽 Jogos do cuidado: as mães atletas estiveram presentes competindo grávidas ou com filhos pequenos. Pela primeira vez, os jogos contaram com uma creche para cuidar das crianças. Também vimos o trabalho de cuidado em pauta com o caso da velocista Flavia Lima, que viajou para competir e foi acusada de abandono materno. Os casos reforçam a importância de garantir uma rede de apoio e jornadas flexíveis às mães.

🥇👩🏾🦱 O ouro e o talento de mulheres negras: Bia Souza, Rebeca Andrade, Duda e Ana Patrícia conquistaram o topo do pódio, o que por si só já é uma grande vitória. Mas — para mulheres negras que têm o acesso e as oportunidades negados ao longo da vida — a vitória é ainda mais importante. Combater o racismo, reparar desigualdades históricas e garantir igualdade de oportunidades é o único caminho efetivo para que histórias como da Bia e da Rebeca não sejam exceção, mas sim realidade possível para todas as meninas e mulheres negras.


E você, acompanhou as Olimpíadas de Paris? Quais histórias ou lições mais te marcaram? Comente e aproveite para compartilhar esse post com mais pessoas e organizações. #Olimpíadas2024 #Paris2024 #igualdadedegênero

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos