Fuja dos testes técnicos na área de Marketing!

Fuja dos testes técnicos na área de Marketing!

A quantidade de postagens a respeito de "testes técnicos" de marketing, design e CRM totalmente fora da caixinha, envolvendo atividades fora do escopo e tomando dias e dias dos candidatos é simplesmente assustadora!

Este artigo é além de um desabafo, um grande alerta para todos que estão tentando realocações em suas áreas e talvez sirva para áreas diferentes.

Já não está fácil se recolocar no mercado! Temos vagas querendo pagar muito pouco, de forma "pjotizada" e com mil funções além da atribuição do cargo, isso sem falar de uma certa plataforma que nem quero citar (Gupy! cof cof!) que é utilizada em muitos processos seletivos, e que coleciona muitos relatos de péssimas experiências tanto do lado de candidatos quanto de empresas, e sim, muitos profissionais de RH não recomendam utilizar o Gupy! Mas enfim, o post não é sobre eles hoje rs

Você já deve ter dado de cara com aqueles processos seletivos com vários testes de português, lógica e afins, até então tudo certo, porém chega um momento que não te pedem um portfólio para demonstrar o trabalho já realizado, é a hora que pedem um teste técnico, onde em teoria você vai demonstrar que está apto para aquela função.

Sem entrar em mérito de que senioridade ou não na minha opinião necessitam desse tipo de teste, o que se é solicitado muitas vezes é basicamente um case de sucesso pronto, e sempre em um formato onde a empresa em si pode utilizar em sua própria estratégia mesmo não contratando o candidato! E sim meu povo, existem empresas que jogam sujo assim! Então atenção a alguns desses pontos toda vez que te propuserem um teste técnico.


1 - Suposto cliente muito específico

Algo muito comum nos "fake natty" testes é a especificidade dos clientes. Geralmente são características como: Empresa do ramo automobilístico, especializado em produção de peças para carros elétricos que deseja abrir sua primeira loja física na cidade XYZ.

Gente, convenhamos né?! Não precisa de algo tão específico para se testar alguém tecnicamente na nossa área! E se a idéia for avaliar a maneira como a pessoa raciocina para resolver um problema, não é necessário um plano de ação estrutrado em formato PDF para avaliar isso. Então muita atenção, principalmente em vagas para consultorias, quando parecer demais que é um cliente real, provavelmente é rs

2 - Público-alvo muito específico

Assim como clientes, é muito estranho quando a descrição do público-alvo ou persona é cheia de detalhes e características. Sempre acaba sendo algo muito voltado a um determinado nicho que geralmente a empresa atende. As vezes você até pensa, caraca! nunca recebi um briefing tão em feito na vida haha. (Vale a pena buscar se já houve algum case que esta empresa fez ou que atualmente atenda no caso de consultorias)

3 - O passo a passo das ações é solicitado de forma detalhada

O que costuma acontecer nestes testes é que o recrutador pede um plano de ação extremamente detalhado. Então você não só tem que explicar porque tomaria tal decisão, mas também tem que embasar e literalmente desenhar a forma como aquela ação aconteceria, casos como: Proponha um ciclo de automação de e-mail marketing, contendo os passos para quem interagiu na primeira, segunda e terceira tentativa, e um plano para atingir aqueles que não interagirem. Crie X exemplos de copys para cada uma destas etapas e justifique.

Gente isso literalmente é algo que você demora dias para fazer, e precisa de todo um aporte, mas muitas vezes com sua experiência consegue fazer algo lindo em 4 dias e dar de mão beijada para o recrutador utilizar. Em um mundo ideal você seria o candidato perfeito para a vaga, afinal de contas resolveu o problema, porém não é bem o que acontece, e muitas vezes você e mais alguns candidatos recebem briefings diferentes, para soluções diferentes e a vaga simplesmente é congelada misteriosamente. kkkcry!

Bônus***

Galera de design...coloquem marca d´água da maneira mais sutil possível, porém nunca deixem de se utilizar de tal prática. Uma empresa séria não vai se incomodar de ver que você valoriza o próprio trabalho.

Fiquem atentos a essas dicas e por favor, questionem testes que te fariam perder vários dias para serem feitos! Você podem trabalhar seu próprio conteúdo, o linkedin e diversas outras coisas que vão ser mais benéficos para sua recolocação nesse tempo livre!

Criem seus próprios portfólios pensando em situações que vocês já viveram, ou que tem relação com as vagas que estão buscando. Para uma empresa séria este já é um ótimo sinal de que você é um bom profissional e pode assumir a vaga.

Comenta aqui qual foi o teste mais bizarro que já te solicitaram em processos seletivos!

#processoseletivo #marketing #comunicação #design #ux #ui #fakenatty

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Leandro Andre Pereira Bezerra

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos