Quando o medo de errar se torna paralisante?

Quando o medo de errar se torna paralisante?

"Se é errando que se aprende, não há aprendizado maior do que errar"

Ao maior estilo Jô Soares (Que os Deuses o tenham) começo este bilhete...

Acredito que o medo de errar é algo que assombra muitos de nós e pode nos prender a vida toda, impedindo nosso desenvolvimento pessoal, profissional e até espiritual. Em grande parte da nossa educação básica até a faculdade e muitas vezes em nossos lares, somos ensinados que errar é algo extremamente negativo, isto é algo que nos é apresentado na infância e por isso é tão profundamente enraizado em nosso subconsciente. Como criança com TDAH não diagnosticada na infância, o peso pra mim e a maioria de adultos com TDAH é ainda maior, incluímos junto com as cobranças externas mais um caminhão gigantesco de auto cobrança, e sempre com um requinte de crueldade pois não entendemos o motivo de não "alcançarmos os outros", e sempre acabamos no sentindo incapazes.

  • Estudos apontam que quando as crianças são recompensadas por acertar, elas podem aprender a associar o sucesso ao recebimento de recompensas, e podem se tornar menos propensas a tentar coisas novas se não sentirem que vão ter sucesso.
  • Por outro lado, quando as crianças são encorajadas a tentar, elas aprendem que o importante é dar o seu melhor, mesmo que não sempre acertem. Isso pode ajudá-las a desenvolver uma mentalidade de crescimento, que é a crença de que as habilidades podem ser desenvolvidas com esforço e prática.

Dweck, C. S. (2006). Mindset: The new psychology of success. New York: Random House.

  • "Os resultados mostraram que as crianças com mentalidade de crescimento eram mais propensas a persistir em tarefas difíceis e a se envolver em comportamentos proativos, como ajudar os outros e resolver conflitos."

Grant, H., & Dweck, C. S. (2003). Clarifying the role of mindsets in self-regulation. Advances in Child Development and Behavior, 33, 163-183.

  • O estudo descobriu que as crianças que foram elogiadas por sua inteligência eram menos propensas a se esforçar em tarefas subsequentes do que as crianças que foram elogiadas por seus esforços.

Mueller, C. M., & Dweck, C. S. (1998). Praise for intelligence can undermine children's motivation and performance. Journal of Personality and Social Psychology, 75(3), 33-52.

Ter medo é algo totalmente natural, o medo é um mecanismo de defesa que garante nossa sobrevivência, porém o MEDO DE ERRAR é algo que nos é embutido e pode ser extremamente prejudicial. Pessoas neurodivergentes e neutotípicas sofrem com o que eu enxergo como sendo uma "paralisia" por aversão a falha.

Sabe quando você está buscando uma nova oportunidade, se prepara horrores, estuda, pesquisa, treina e levanta todos os recursos que pode para consegui-la mas em um simples questionamento externo faz você literalmente desabar? Ou quando você está para tomar uma decisão, tem inúmeros fatos e indicativos de que é a melhor opção e mesmo assim o peso da possibilidade de falhar sobrepõe tudo?

Pois é, este é o momento que te impede de dar grandes passos, talvez os maiores da sua vida! Esse é o momento em literalmente travamos e na sequência passamos a dar passos para trás, passamos a nos diminuir, nos vermos como impostores, não merecedores e por ai vai...

Pessoas com TDAH em geral sofrem com isso mesmo para tomar decisões pequenas, mas é algo muito comum a todos os seres humanos pertencentes a nossa sociedade.

Que tal começarmos internamente a resolver isso? Não é fácil mas impossível também não é, e meu convite a você é começar pelo que você tem mais controle na sua vida, você mesmo! Meu convite é bem simples, "parar de ser nosso maior juiz, promotor e juri"!

É um passo basilar (depois que aprendi essa palavra fiquei um nojo rs), se para cada passo que pensamos em dar, nós mesmos tacamos mil pedras e enxergamos mil defeitos, que tal perdoarmos nossos defeitos? Que tal passarmos a comemorar as menores conquistas?

Eu mesmo passei anos protelando e nada de começar a escrever aqui, até o dia que eu comecei a pensar, "o que eu tenho a perder"? Por que eu não posso ser só um pouco mais bonzinho comigo mesmo?

O resultado desse pequeno diálogo foi a criação de uma Newsletter semanal, que me faz assumir um compromisso genuíno com vocês e me ajudar a dar o Start da semana. Criei um grupo de estudos e as pessoas estão entrando e colaborando entre si para enriquecer nosso conhecimente. E já fiz um monte de conexões realmente enriquecedoras e fora da minha bolha!

Cheguei a pensar, " e se der errado?", e sendo um pouco mais bonzinho comigo mesmo a resposta foi, "vou treinar a minha escrita", o famoso ganha ganha!

O medo do erro me fez protelar intercâmbios, promoções e 7 anos com a carreira acadêmica simplesmente parada...

Então quando você tentar ser mais bonzinho consigo e perceber que não está dando certo rs Tenta pensar em tudo que o você já perdeu por não tentar...e reflita bem..."prefiro me recuperar de um erro ou me arrepender a vida toda por não ter tentado?"

É isso gente rs Conta aqui pra mim nos comentários se você já se viu em uma situação paralisante por conta deste medo? O que já deixou de tentar e depois viu que "smonstro não era lá essas coisas"?

Uma boa semana a todos e até mais!


#desenvolvimento #erro #carreira #marketing #neurodiversidade

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Leandro Andre Pereira Bezerra

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos