A Futura Agenda Para RH

A Futura Agenda Para RH

"RH não é sobre RH" - É sobre criar valor para as pessoas e stakeholders

Como antecipar o futuro? É com esta pergunta que Dave Ulrich* desvenda o conceito de Human Capability (Capacidade Humana), e se refere à habilidade das pessoas em uma organização para gerar valor sustentável para o negócio. O Autor considera que o foco da área de RH deve ir além da simples administração de pessoas, concentrando-se no desenvolvimento de capacidades organizacionais que criem impacto direto nos resultados da empresa.

Human Capability by Dave Ulrich

Qual a Situação?

O cenário atual de RH está mais voltado para o domínio do talento dentro da capacidade humana — conhecido por diversos termos (capital humano, competência, habilidades, colaborador, mão de obra, pessoas, membro da equipe ou equipe), mas todos focados nos indivíduos. Temas atuais que estão ganhando mais destaque incluem IA generativa, saúde mental, futuro do trabalho, analytics e transformação ou agilidade.

Muita inovação já aconteceu e continua ocorrendo no espaço de RH. A lógica atual se manifesta na elaboração de um plano de capacidade humana que conecta investimentos ao valor gerado para todos.

"RH não é sobre RH" - É sobre criar valor para as pessoas e stakeholders.

O Que Vem Por Aí?

Dave Ulrich sugere 4 agendas que irão evoluir a profissão de RH no sentido de criar valor para os stakeholders por meio da capacidade humana.

  1. Daqui para frente, o valor para os stakeholders de todos os humanos que interagem com a organização deve receber cada vez mais atenção. Fica a pergunta, como incluir nessa agenda uma discussão sobre como o tema abordado impactaria positivamente o desempenho ou o sentimento dos colaboradores, a capacidade executiva de entregar a estratégia, a habilidade do conselho de supervisionar a estratégia e a sucessão, a participação de clientes, a confiança dos investidores e a reputação da comunidade? No futuro, as conversas de negócios que envolvem participantes de RH devem começar, focar e demonstrar valor para esses stakeholders.
  2. O foco predominante da capacidade humana tem sido e continua sendo o talento. Embora concordemos que o talento impacta o valor para os stakeholders, pesquisas revelam que a atenção voltada para a organização tem um impacto maior em todos os stakeholders do que o talento (ou a liderança e a função de RH), sugerindo que mais atenção deve ser dada à criação de capacidades organizacionais daqui para frente.
  3. Sobre previsões: Previsões baseadas em experiências pessoais, visões populares ou pesquisas muitas vezes carecem de abrangência e objetividade. Experiências individuais podem não se aplicar a outros contextos, e tendências em RH nem sempre refletem as reais prioridades para a criação de valor. Pesquisas capturam percepções, mas raramente as vinculam diretamente ao impacto nos stakeholders. Para maximizar o valor gerado, é essencial que as análises prevejam, com base em dados concretos, onde focar os esforços. As inovações em IA oferecem novas oportunidades para acessar informações que aprimoram a tomada de decisões e aumentam o valor para todos os stakeholders.
  4. Para que o RH crie valor para os stakeholders por meio da capacidade humana, os profissionais de RH precisam se desenvolver tanto no trabalho (por meio de atribuições, funções e responsabilidades) quanto por meio de esforços de desenvolvimento voltados para o futuro. Existem inúmeros programas de treinamento sobre ferramentas, práticas e políticas de RH, mas a aprendizagem de como transformar os esforços de RH em valor para os stakeholders por meio de soluções integradas de capacidade humana, baseadas em dados, provavelmente se tornará mais relevante no futuro.

Como Antecipar o Futuro?

As diversas ferramentas de IA Generativa devem ser usadas para orientar decisões que gerem maior impacto para:

  • Avaliar como a organização implementa iniciativas de capacidade humana, indo além das pesquisas tradicionais, mas também informações internas, como atas de reuniões do conselho e comitês executivos, apresentações de executivos, dados de gestão de desempenho, programas de treinamento e desenvolvimento, entre outros.
  • Aumentar a produtividade, eficácia e eficiência em diversas práticas de RH.
  • Informar as prioridades de investimento nas diversas iniciativas de capacidade humana (e outras) que proporcionem o maior valor aos stakeholders.
  • Monitorar os investimentos em capacidade humana e seus impactos nos stakeholders, fornecendo governança e orientação para o crescimento por meio da capacidade humana.

As organizações que criarem e implementarem essas iniciativas serão as líderes que definirão o ritmo e o futuro do RH.

Conclusão

Segundo o autor - Dave Ulrich - este é um ótimo momento para estar em RH, devido ao impacto que a área oferece. Espera-se que as análises sobre o futuro aprendam com o passado (o que é) para melhorar o presente (qual importância) e criar mais valor para os stakeholders por meio da capacidade humana (e agora).

Este é o momento para a Capacidade Humana (talento + liderança + organização + RH) gerar valor para todos os stakeholders.

Fonte: Traduzido, adaptado e transcrito em partes dos artigos: "The Next Agenda for Human Resources: What’s So? So What? Now What?"; e "Past, Present, and Future of Human Capability: Delivering Value to All Stakeholders".

Dave Ulrich é autor de diversos livros na área de RH, professor na Ross School of Business, da Universidade de Michigan, e sócio da The RBL Group, uma empresa de consultoria focada em ajudar organizações e líderes a gerar valor.        



Humberto Alves Venturi

#educacaofinanceira #fe #co-cidadania #empreendedor

1 m

Bom dia desejo uma ótima semana sucesso e boa 2ª feira.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Nércio Savieto

  • Megatendências 2025 - Onde Você Se Encaixa?

    Megatendências 2025 - Onde Você Se Encaixa?

    E como você está se preparando? As megatendências para 2025 refletem importantes mudanças globais, impactando a…

    4 comentários
  • Os Riscos Ampliados da Saúde

    Os Riscos Ampliados da Saúde

    Como navegar em um mundo com doenças cada vez mais complexas e demandas aumentadas das diversas populações Dois dos…

    2 comentários
  • Transparência Salarial - Muito Além de Cumprir Leis

    Transparência Salarial - Muito Além de Cumprir Leis

    O Principal Desafio de RH e da Liderança Transparência salarial não é divulgar nos quadros de avisos as tabelas…

    1 comentário
  • As Pequenas Indelicadezas do Dia a Dia

    As Pequenas Indelicadezas do Dia a Dia

    Uma Reflexão Sobre o Coditidiano Que Não Nos Damos Conta Um retorno de uma resposta não dada, um agradecimento não…

    7 comentários
  • Metodologia DISC - Decifrando Padrões Comportamentais

    Metodologia DISC - Decifrando Padrões Comportamentais

    Entender o que move suas atitudes aprimora a interação com as pessoas e eleva seu desempenho no trabalho. Já pensou por…

    6 comentários
  • O Que Não Fazer em uma Demissão

    O Que Não Fazer em uma Demissão

    Evitar erros é essencial para não dificultar ainda mais a vida do demitido. Demitir um funcionário é uma das tarefas…

    7 comentários
  • Ser Humano no Centro das Decisões

    Ser Humano no Centro das Decisões

    O Enigma da Produtividade e Engajamento Organizações que se destacam estão liderando iniciativas em algumas frentes…

    1 comentário
  • Abordagem Humanizada

    Abordagem Humanizada

    O Que de Fato Deve Ser o Compromisso das Empresas A abordagem humanizada nos processos de Recursos Humanos (RH) vem…

    6 comentários
  • Tendências em Remuneração - Parte II

    Tendências em Remuneração - Parte II

    Como Remunerar Uma Força de Trabalho em Transformação O ambiente atual acelerou a transição para novas e mais flexíveis…

    4 comentários
  • Layoffs - Saiba Como Conduzir do Jeito Certo!

    Layoffs - Saiba Como Conduzir do Jeito Certo!

    Até agora, neste ano no Brasil, 7,7 milhões de pessoas foram demitidas de forma involuntária, segundo dados do IBGE e…

    9 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos