FUTURO  DO ESTACIONAMENTO - TECNOLOGIAS
Foto: Revista Shopping Center

FUTURO DO ESTACIONAMENTO - TECNOLOGIAS

A indústria de estacionamento de hoje seria quase irreconhecível para os profissionais de estacionamento de uma geração atrás. E nos próximos anos, a marcha do progresso continuará a um grau extraordinário.

Na busca do mundo por uma vida ecologicamente responsável, vemos os estacionamentos se movendo em direção a cada vez mais ao que chamamos de centros de mobilidade. Esses centros irão conectar diferentes meios de transporte, como carros, trens, e-bikes e ônibus para viajar para as cidades. Isso cria oportunidades para operadores de estacionamento. Eles podem se tornar os orquestradores de todas essas formas verdes de transporte e assumir a liderança como prestadores de serviços de mobilidade . 

Nosso planeta está mudando, então a indústria de estacionamento deve se adaptar a isso agora - Como sempre digo: Temos que acompanhar a evolução do segmento e tecnologias porque "Velho SIM, ultrapassado JAMAIS"

No artigo de hoje falaremos sobre as tendências em tencologias para o nosso segmento, destacando:

OCR, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BI, IoT e BIGDATA

Este é um dos avanços tecnológicos mais excitantes para mim, visto que fui pioneiro em instalar controle de vagas com OCR no Brasil, como uma evolução dos sistemas de ultrasson, visto que além de localiar as vagas disponíveis, como os sistemas de ultrason, a tecnologia permite ao cliente pesquisar o local onde deixou o veículo, além de criar um banco de dados que poderá ser usado em uma série de maneiras criativas que irão proporcionar benefícios extraordinários para os motoristas, cidades e, principalmente, aos proprietários de shoppings e estacionamentos - Esta é a principal base de informações para análise em soluções que explicaremos mais a seguir.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Soluções Móbile, uso de cloud computing, IoT e BigData já são utilizados para aumentar os resultados e, principalmente, melhorar a experiência e fidelização dos Clientes, onde mídia social, CRM, serviços de localização e comunicação máquina a máquina (M2M) desempenharão papéis importantes.

TICKETLESS

É o futuro da automação de estacionamento. Na Intertraffic (Amsterdam) e em muitas cidade pude constatar que já é uma realidade em diversos estacionamentos. Hoje temos muitos fornecedores e funciona assim:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  • Quando o veículo se aproxima da cancela de entrada a Câmera LPR identifica a placa, um display grande informa que ela foi lida com sucesso, e a entrada é processada.
  • A cancela se abre automaticamente, e o cliente não precisou sequer abrir a janela do veículo para entrar no estacionamento.
  • Já para realizar o pagamento da tarifa, ele pode escolher 2 opções: 1. Usar os terminais de pagamento (débito ou crédito), digitando sua placa; 2. Pagar diretamente no terminal de saída, onde a câmera também irá reconhecer sua placa e (caso a tarifa ainda esteja em aberto) irá informar na tela o valor a ser pago.

OMNICHANNEL PAYMENT

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O ponto central nessa discussão é possibilitar que o cliente possa pagar da forma mais conveniente para ele, eliminando as barreiras e tornando o processo o mais simples possível, seja selo seu seu celular; através da placa do veículo (em sistemas Ticketless); nos terminais de autoatendimento na saída e até mesmo comprar antecipadamente via website.

USO DE DADOS E MOBILIDADE COMO SERVIÇO (MaaS) 

Estes sistemas, via de regra, integram dados de todas as principais fontes, incluindo estradas, dados de veículos e de usuários da estrada por meio de seu mecanismo de fusão em tempo real proprietário que analisa dados históricos e em tempo real.

Ao aplicar inteligência artificial, aprendizado de máquina, tecnologias de big data e técnicas de fusão de dados, o sistema revela os eventos e tendências mais importantes que afetam a estrada, o que agiliza a resposta e garante uma resolução mais segura pelos operadores da rede rodoviária.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Seu uso oferece opções alternativas de transporte, seja público, micro mobilidade (bicicletas e scooters etc.), pedestre, compartilhado ou sob demanda.

Falaremos sobre estas e outras tendências relacionadas a Serviços & Mobilidade, Processos e Pessoas no ParkingLab, nos dias 28 e 29/setembro (Hoje e amanhã), a partir das 14 horas - NÃO PERCAM

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Luis Ribeiro Lopes

Marketing and Advertising Professional

2 a

Porque eu Acho mesmo, o que eu Acho não vale Nada, mas "ngl@keymaster.pt", Mano, eu posso ser muito teimoso, mas eu acho, que a Vossa perseverança Juntamente com os Vossos colaboradores e Clientes, PORTAL PARKING, eu tive a Avaliar, Todos os requerimentos, que uma empresa como esta, uma "START UP"! Eu Próprio vi como se um projecto meu se Tratasse! Todo o Potencial deste Projecto, e por tudo isso, pela grande recessão que se adivinha (pelo menos no Nosso Hemisfério), eu acredito mesmo que toda a Gente se vai fazer poupanças, e muitas por isso, por saberes a receção generalizada que Aí vem!!! É porque é Assim, depois das inúmeras razões, que justificam o estado miserável da Economia, que irá fazer com que muitas oficinas fechem, as portas! E em que não têm € nem para se manterem apresentáveis, uma Victória que tu te podes alcançar eu tenho tudo pensado! Posso te explicar tudo melhor, posso lhe ligar, amanhã, se "C", quiser!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos