Futuros do Trabalho
Há aproximadamente dez anos pesquiso sobre o Futuro do trabalho, não à toa idealizei o movimento Lifelong Workers, pois me interessa e acredito que ao mundo também, saber como se comportaria uma sociedade diante das mais diversas possibilidades no campo do trabalho, diferente de como o conhecemos hoje. Especialmente por consequência da Longevidade que só aumenta mundo afora, cada ano mais.
Futuros do Trabalho (sim, no plural!) é uma área de Futuros & Foresight que se dedica a pesquisar a o campo em uma dimensão que vai muito além de pensar em empregos e profissões. A partir de um olhar sistêmico, trarei para esse espaço discussões sobre ressignificação de formas de trabalho, a nossa geração de renda e outras economias possíveis, modelos mentais que nos viciamos e porquê, dificuldade em ousarmos nesse campo, dos sistemas vigentes (capitalismo, hierarquias, novas economias, infraestrutura, políticas públicas), etc.
Por que é importante se antenar em torno destas questões todas de forma mais ampla?
Porque diante das mudanças que vêm ocorrendo ao longo das últimas décadas, não faltará trabalho para quem se antecipa e se prepara para as demandas de uma nova era. Emprego, pode até faltar. Trabalho, não.
Por aqui, pautas sobre o Futuros do Trabalho serão recorrentes. Para que possamos explorar mais esses temas juntos, fique a vontade para contribuir com ideias ou dúvidas aqui nos comentários.
PMO Manager
3 aSuper importante esse tópico. Penso mto em como a automação e as rápidas transformações pelas quais vamos passar, vão afetar as pessoas de baixa renda, ou que dependem de trabalhos puramente manuais e repetitivos, que irão, muito provavelmente, desaparecer. Não sabemos se em 5, 10 ou 20 anos, mas vão. Penso em como essas pessoas vão ser treinadas para as novas demandas. Será que a tecnologia vai ampliar as desigualdades? O que os governos já devem fazer para evitar isso. Como nós podemos contribuir para que isso não aconteça?