fx-82MS
Esta, da imagem, é um dos modelos de calculadoras mais utilizados, senão o mais utilizado, por estudantes, professores, dentre outros profissionais que trabalham com as ciências exatas. O nome do modelo acabou, de algum modo, em segundo plano, à proporção que a maioria de seus fiéis tecladores conhecem-na simplesmente por "Calculadora Científica".
Participei na faculdade de um curso, bastante extenso sobre as funções da "fx". É uma máquina altamente útil e complexa. Lembro que boa parte do meu aprendizado em Matemática está diretamente ligado a ela, pois durante as aulas do curso, meu professor ensinava como a calculadora "entendia" o caminho para calcular e então explicitar algo em seu visor. Não bastava saber, era extremamente necessário entender todo o processo.
Fiquei tão entusiasmado com o aprendizado, que decidi ir além das competências que seriam adquiridas no curso. Li e reli, fazendo e refazendo cálculos encontrados no manual da fx. Cálculos que por muitas vezes não seriam aproveitados em meu Curso Superior. De forma alguma considerava perda de tempo. Tudo é aprendizado. Uma das teclas da fx nos leva à Notação de Engenharia, algo que não utilizamos no Curso de Matemática. Colegas, por vezes, viam o desnecessário. Mas. Ei. Você que não está estudando para ser um Engenheiro aprendeu algo que eles estudam. Isso não é fantástico? Não se limitar à sua área.
Ministrei vários minicursos sobre a fx, pois considero importante a sapiência de todas as suas funções, por parte de quem a possui. Você gostaria de usufruir de todos os benefícios do seu Smartphone ou Carro, certo? Mas não de uma calculadora, que somente se "faz de contas".