Game of Thrones - Como Permanecer No Iron Throne Corporativo

Game of Thrones - Como Permanecer No Iron Throne Corporativo

A nova temporada de Game of Thrones estreou ontem e muita gente quer saber quem vai conquistar o domínio dos 7 reinos. Desde que o show teve início, mais de 5 personagens sentaram no famoso Iron Throne, porém nenhum deles conseguiu manter-se no poder por muito tempo e alguns foram mortos pela concorrência.

Vamos combinar que conquistar e manter o Iron Throne não é uma tarefa fácil, visto que exige muito esforço e estratégia. O Candidato ao trono tem que disputar com a concorrência direta, tomar cuidado com novos aspirantes, barganhar alianças, conter o povo e consolidar o seu poder - sem falar nos white walkers - ufa, quanta coisa.

Mas, e se o universo de Game of Thrones fosse o mundo corporativo e os personagens empresas? Qual seria a estratégia de guerra matadora? Bom, existe uma excelente, as 5 forças de Porter ( isso mesmo, Porter e não Potter do bruxo).

Formulada na década de 70 (mas muito atual), as 5 forças de Porter auxiliam as empresas com base na análise do cenário competitivo. A partir do estudo das forças é possível criar táticas de posicionamento e preparar a empresa para batalhas. Vejamos como esta ferramenta funciona (Alerta de spoilers Game of Thrones).

5 forças de Porter

Força 1. Rivalidade entre os concorrentes.

Com um nome autoexplicativo, esta força propõe o estudo da concorrência direta, ou seja, com o mesmo produto e público-alvo. A empresa pretendente ao Iron Throne corporativo deve fazer a seguinte reflexão:

  • Quem são os concorrentes e como estabelecer um diferencial de valor? ( No caso da khaleesi, além do exército ela também tem dragões de guerra como diferencial);
  • Quais competidores estão consolidados e o porquê?
  • Existem grupos? Se houver grandes grupos, haverá mais força de negociação com fornecedores? (Lembre da aliança entre as famílias tradicionais em apoio ao King in the North);
  • Quais as vantagens competitivas dos concorrentes? Custos menores? Margens maiores? Localização? ( A Cersei Baratheon tem uma vantagem territorial muito forte, pois o seu reino só pode ser invadido via mar)

Força 2. Quais são os produtos e serviços substitutos? 

A lógica é simples, sua empresa pode perder mercado para alguém que ofereça uma solução para o mesmo problema que você resolve.

Pense em um casal que deseja diversão e tem as seguintes opções: ir ao cinema, teatro, show ou ficar em casa com o Netflix. Apesar de não serem concorrentes diretos, todas as soluções resolvem o mesmo problema - diversão. Este é um fator que deve ser considerado na formulação do posicionamento de mercado da sua empresa.

Em termos de Game of Thrones, podemos comparar esta força com a história do Alto Pardal - representante do clero na série. Embora este personagem não fosse um rei, cavaleiro ou nobre, ele conseguiu dominar o reino, dado que ele detinha o poder político e militar para substituir o papel do rei.

Força 3. Qual é o poder de barganha dos fornecedores?

Não é bom para uma empresa ficar nas mãos de poucos fornecedores, uma vez que isto implica em vulnerabilidade aos preços, prazos e políticas de terceiros. Se a empresa não tem representatividade nos negócios dos seus fornecedores, suas prioridades não serão as prioridades deles. Esta força propõe a análise cuidadosa do poder de ganhar dos fornecedores essenciais ao negócio da empresa.

Força 4. Qual é o poder de barganha dos clientes?

No segmento B2B é muito fácil compreender esta força, já que há empresas que podem falir caso percam um cliente importante. No entanto, as empresas B2C também devem se preocupar com esta variável, porque um único cliente pode causar grandes danos à marca por meio da força das redes sociais.

Traduzindo estas duas forças em Dothraki: Evite ao máximo depender de poucos aliados e crie uma relação de confiança, ou a sua empresa pode terminar como Robert Stark no Red Wedding.

 Força 5. Ameça de novos entrantes. Como evitar/atrapalhar a entrada de novos concorrentes?

Contratos de exclusividades, patentes e prestígio de marca são algumas das táticas que toda empresa deve considerar para dificultar a entrada de novos concorrentes em seu mercado. Planejar esta etapa pode evitar dores de cabeça no futuro. 

A Daenerys Targaryen sabe muito bem o valor desta força. A jovem tem um contrato de exclusividade com três dragões e não há ninguém vivo em todo o universo de Game of Thrones que possa controlar estas armas bélicas, pois as feras só obedecem aos comandos da Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Quebradora de Correntes, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome e por aí vai.

Ponderar o uso das 5 forças de Porter pode ser uma ótima estratégia de guerra para a sua empresa na corrida pelo Iron Throne corporativo, reflita sobre o tema. 

Falando em guerra, quem você acha que vai levar a melhor na disputa pelo domínio dos 7 reinos? Minha aposta é a Khaleesi, mas quero saber a sua. Deixe um comentário.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos