Gamification no endomarketing: Como motivar o time em busca de um objetivo
Desde que ouvi falar em OKRs, este ano, me apaixonei. A ideia de ser algo simples para definir objetivos e bastante claro de entender é fascinante. Na verdade, parece muito fácil definir OKRs e métricas para dados com números, não é? Mas quando é para algo "intangível", como fazer?
Aqui na teken decidimos implantar um método de gamification para a OKRs do time de criação. Nosso objetivo era "melhorar a qualidade de entrega e evitar erros", para isso, definimos algumas métricas: número de brainstormings, elogios do cliente, elogios da equipe, ideia aprovada e colocada em prática e cliente atingiu um objetivo (este todos ganham).
"Merece um planetinha"
Acabou virando um jargão.
Nosso evento de pontapé em 2017, Starteken — O despertar da criatividade, teve como tema Star Wars. Para cada tipo de objetivo, um novo planeta é adicionado ao redor do "universo" da pessoa que ganhou.
Além disso criamos um quadro de medalhas individual, este aí em cima. Cada funcionário tem um deste grudado no canto do monitor e de acordo com o desempenho, ele ganha uma adesivo especial. A pessoa que ganhar o Darth Vader ainda leva uma bonificação em dinheiro.
O mais surpreendente é que, além do gamification fazer o papel dele para tentar alcançar o OKR, também começou a fazer parte da cultura da empresa. As pessoas elogiam mais os outros e se empenham para fazer mais brainstormings.
Para medir se o nosso objetivo foi realmente alcançado, fizemos uma pesquisa de satisfação com nossos clientes antes de iniciarmos e vamos fazer outra no início de janeiro. A impressão que temos é que muitas coisas mudaram na teken depois que implantamos e o resultado foi maior do que a gente esperava, com certeza pretendemos continuar nos próximos anos.