Ganhe com o Parceiro Certo

Ganhe com o Parceiro Certo

Como Engenheiro Especialista em Concreto tenho na clara visão de que este material, que resulta em estruturas que sustentam as construções, é fundamentalmente constituído de dois componentes que se completam e se obrigam, por questões de segurança e responsabilidades envolvidas, a agirem sempre em conjunto nas obras, de modo a proporcionar o que todos conhecemos por QUALIDADE GARANTIDA. Estas duas partes que compõem as estruturas de concreto vêm logo após os primeiros estudos arquitetônicos e são denominadas de:

CÁLCULO: que alinha os aspectos técnicos de tal forma considerando o concreto endurecido como um modelo matemático de comportamento estrutural, respondendo por resistir às cargas durante toda a Vida Útil do Empreendimento.

TECNOLOGIA: que reúne os aspectos comportamentais do material concreto, passando por suas fases de carregamento quando fresco (produção, lançamento, acabamento) e depois endurecido (crescimento das resistências até 28 dias e pós 28 dias) de tal forma a se manter íntegro na fase construtiva e de utilização.

Embora a importância da TECNOLOGIA seja estabelecida com vistas à DURABILIDADE, envolvendo aspectos de prevenção às PATOLOGIAS, seja na concepção como no manuseio do concreto, observa-se que a Engenharia da maioria das obras passa muito rapidamente sobre estes aspectos e parece demonstrar mais respeito e importância ao CÁLCULO, preocupando-se em reproduzir a conformidade através das resistências, sem maiores preocupações com o planejamento e as metodologias executivas - cercada de instrumentos de controle - e erros grosseiros transparecem na maioria das obras, ou imediatamente ou poucos anos após, proporcionando as demandas que hoje estão sendo mais e mais rigorosamente punidas pela Norma de Desempenho e outros instrumentos legais.

O erro parece estar centrado na complexidade das ações e procedimentos no manuseio do concreto desde fresco, na sua produção, transporte, lançamento e depois de endurecido, quando surgem fissuras, deslocamentos, deformações. Tudo isto resulta na necessidade de retrabalho que por sua vez são custos que não precisariam ser despendidos, se a devida importância for dada à TECNOLOGIA, onde se situa o tratamento preventivo à essas patologias. Acontece que, ao invés de contratar o especialista em concreto, que dispenderá algumas horas de estudos e acompanhamento do concreto na obra, naturalmente acompanhado, como estabelecem as Normas, de um Laboratório capacitado, as Construtoras acreditam que as Concreteiras têm os traços prontos, com a resistência e a trabalhabilidade corretas e fazem o Controle, garantindo a qualidade. Como a contratação da Concreteira é um processo de compra envolvendo gastos e responsabilidades financeiras importantes, a Construtora acredita que terá maiores vantagens nessa negociação - e muitas Concreteiras aproveitam-se disso - do que agregar o apoio de especialistas à construção.

Procure a solução junto a quem conhece e respeita a tecnologia. Os únicos capazes de fornecer à sua obra a mesma atenção e mais conhecimento agregado para a perfeita solução da sua obra, com qualidade e durabilidade que respeita a Lei e o seu bolso.

Egydio Hervé Neto - Engº Especialista em Tecnologia do Concreto

Iporan Guerrante

Engenheiro Civil at Universidade Federal Fluminense

7 a

Bom dia Egydio. A utilização de bombas de concreto com lanças elevadas para enchimento de pilares, quando a altura da lança é muito elevada, quase sempre leva a esse problema.

Rogerio Carvalho Ribeiro Nogueira

Professor universitário na Universidade de Mogi das Cruzes

7 a

Boa noite Dr. Egydio! Tomei a liberdade de compartilhar seu importante comentário! Saudações!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos