GATILHOS EMOCIONAIS
Hoje vou falar de GATILHOS EMOCIONAIS e como compreendi. Sim, é mais um caso que aconteceu comigo e compartilho com você.
Todos nós temos gatilhos emocionais. Você com certeza sabe como é quando alguém faz um comentário em tom de “brincadeira”, que pode não significar nada para outras pessoas, mas te deixa totalmente desestabilizado pelo o resto do dia. De repente, você se sente deslocado e tendo um ataque de ansiedade, depressão, culpa ou vergonha. EU SENTIA PENA DE MIM MESMO - "sensação horrível".
Pode ser difícil identificar o que, exatamente, os nossos gatilhos são. Porém, este processo de conhecê-los e compreendê-los pode te ajudar a curá-los, e aprender a reagir melhor sobre eles.
Meu gatilho costumava ser desaprovação de qualquer pessoa, quando eu recebia uma crítica pessoal ou profissional, eu me sentia UM INCAPAZ - "mesmo sabendo da minha capacidade".
Por muitos anos, quando alguém ficava triste comigo eu sentia-me sozinho. Então, sentir qualquer grau de PENA e DÓ de mim mesmo quando adulto, foi um grande gatilho para mim. Quando aprendi a ser bom para o meu eu JOVEM interior, eu finalmente me curei desse gatilho.
Alguma dessas situações “aciona” você? Identificar os gatilhos é o primeiro passo para a curá-los.Alguém rejeitando você.
- Alguém o deixando (ou a ameaça de que vão).
- Desamparo sobre situações dolorosas.
- Alguém tem ignorando.
- Alguém estar indisponível para você.
- Alguém he dando um olhar de desaprovação.
- Alguém te culpando ou te envergonhando.
- Alguém te julgando ou criticando.
- Alguém estar muito ocupado para ter tempo para você.
- Alguém que não aparenta estar feliz em vê-lo.
- Alguém dando em cima de você sexualmente de uma forma mais necessitada.
- Alguém tentando controlá-lo.
- Alguém sendo carente, ou tentando sufocar você.
Só você pode curar seus gatilhos, então tire um tempo para ir dentro de si mesmo, e certifique-se de ser paciente, bondoso e compassivo.
RL