Geração Z e Programação: Desafios e Superação no Mundo da Tecnologia
A programação é constantemente vista como uma habilidade essencial/Natural para nossa geração, quando nos deparamos com oportunidades vastas e recompensadoras (Salários altos). No entanto, muitos de nós jovens da Geração Z desistem rapidamente dessa jornada. Existem várias razões para isso, sendo uma delas a impaciência característica da nossa geração, acostumada com gratificação instantânea proporcionada pela tecnologia. Aprender a programar requer tempo, paciência e prática contínua, características que nem sempre se alinham com a mentalidade de resultados rápidos, a Famosa ansiedade.
Também vale ressaltar a nossa percepção de complexidade inicial da programação que pode e é intimidante. Nós jovens (Acredito que não somente jovens) esperamos entender tudo de imediato, e quando encontramos dificuldades, nos sentimos frustrados e desmotivados. O medo de falhar também é um fator significativo. Ainda mais que estamos na era das redes sociais, onde a perfeição é muitas vezes exibida, e então o erro e o fracasso se tornam ainda mais aterrorizantes, fazendo com que muitos desistam ao primeiro sinal de dificuldade.
A falta de suporte adequado é outro ponto crítico. Muitos jovens não têm acesso a mentores/professores que possam guiá-los e incentivá-los a persistir, tornando o aprendizado solitário e desmotivador, parece que não saímos do lugar. As escolas e cursos de programação também nem sempre conseguem adaptar o conteúdo de maneira engajante e prática, o que pode afastar ainda mais os jovens da nossa geração da área.
Recomendados pelo LinkedIn
Existe uma pressão para se destacar rapidamente e a comparação constante com pessoas ao nosso redor também contribuem para a desistência. Em um ambiente competitivo, onde o sucesso é muitas vezes medido em termos de rapidez e eficiência, aqueles que demoram um pouco mais para aprender acabam se sentindo insuficientes. Não se sinta! Cada um tem o seu tempo, o seu ritmo.
Mas por que eu escrevi tudo isso? para lembrar que a programação, como qualquer outra habilidade, requer tempo e prática, sabe aquela frase ‘Ninguém nasceu sabendo’? guarde-a em sua mente, estamos em constante evolução independente do tempo que você leva para ‘Pegar’ as coisas. Desistir cedo demais pode significar perder oportunidades incríveis de carreira e desenvolvimento pessoal. Persistência e resiliência são essenciais em nossas vidas! A chave é encontrar um equilíbrio, buscar apoio e lembrar que cada passo, por menor que seja, é um avanço significativo na jornada de se tornar um programador proficiente e habilidoso(a).
Eu trabalho na área de tecnologia faz 4 anos, e ainda sim tenho esses sentimentos que escrevi acima e vem do nada, quando percebo esses pensamentos intrusivos eu saio da frente do computador/celular por cinco minutos respiro fundo, dou uma alongada no corpo, penso comigo mesma “Já aprendi coisas mais difíceis do que isso, é só mais um obstáculo para passar por cima”. Não foi fácil desenvolver este tipo de pensamento quando estou desanimada, e acredito que não seja somente comigo isso. minha consideração final para você que está lendo isso, sendo jovem ou não é que NÃO DESISTA TÃO FACILMENTE! ninguém disse que seria fácil a sua jornada! persista e não desista. Obrigada por ler e espero que este artigo, lhe dê uma animada!
Python | Dados | Back-End
4 mNossa, perfeito! Ana, meus parabéns!
Técnico Suporte de T I /Gerente Comercial / Assistente Administrativo / Consultor de Vendas / Conferente / Estoquista
5 mObrigado pelo artigo Ana! Comecei a seguir a Karol, quero adquirir uma formação na área de programação pois amo tecnologia e solucionar problemas. Parabéns pelo artigo e desejo muito sucesso 👏
Engenheira iOS Sênior | SwiftUI | Kotlin Multiplatforma | LinkedIn Top Voice | Criadora de Conteúdo
7 mQue sensacional! Tomei a liberdade de gravar um vídeo analisando seu artigo! Parabéns 🎉