Geração Z: Empreendedores e Líderes, estamos prontos para eles ???

Geração Z: Empreendedores e Líderes, estamos prontos para eles ???

É provável que você já tenha ouvido falar da Geração Z. Sucessores dos Y, os também chamados "nativos da internet" possuem características semelhantes aos seus antecessores, da Geração Y, mas seu dinamismo exacerbado promete uma reviravolta no mercado de trabalho. Nascidos a partir da segunda metade dos anos 90, receberam a alcunha de "Z" por causa do "zapear", verbo que, certamente, define esse grupo.

Eles estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, são habituados a um mundo “hiperconectado”, onde são atraídos por novas experiências e busca por desafios, flexibilidade e crescimento dentro e fora das empresas. A partir daí, eu pergunto a você empreendedor e Líder: Estamos prontos para eles? A empresa possui estrutura para recebê-los? Conectados desde a infância, notebooks, tablets, smartphones e tocadores de música portáteis, são artigos do cotidiano de todos eles e fazem parte, inclusive, do ambiente de trabalho. Na maioria das vezes, estão no ambiente de trabalho ligados às mídias sociais, e claro, sem esquecer do famoso fone de ouvido, tocando seus gêneros musicais preferidos.

Procurei conversar com alguns integrantes desta Geração de “ZAPERS” e descobri que ao contrário do que muitos pensam e julgam sobre eles, como desorientados, desligados ou desinteressados, eles possuem práticas muito peculiares e interessantes, inclusive em um evento que particularmente achei rico e interessante. Você já ouviu falar na “Batalha do Conhecimento”? Isso mesmo, deixa eu te explicar. Um grupo de jovens desta Geração, se reúnem em um grande evento musical, onde o objetivo é rimar sobre assuntos da atualidade, através de um sorteio de temas realizado na hora. Ou seja, quem disse que esta Geração não lê? Quem afirma que eles não estão antenados ao que acontece no mundo? Eu mesmo fiquei bem surpreso com a riqueza das informações obtidas.

Voltando ao nosso cenário corporativo, eu quero te deixar alguns pontos que podem ajudar na administração de sua empresa e na liderança de sua Equipe Z:

  • Flexibilidade, Mobilidade e Liberdade são pontos essenciais para essa geração. Home Office torna-se, cada vez mais, uma palavra comum entre gestores e equipes;
  • Os obstáculos à comunicação e ao fácil acesso entre cargos de chefia e colaboradores estão com os dias contados para os jovens que procedem a geração que hoje tem seus 30 anos, em média, os “Y”. A Geração Z procura por horizontalidade nas relações, sejam elas pessoais ou profissionais;
  • É preciso de um bocado de diversão enquanto se trabalha. Já reparou que as Startups sempre oferecem espaços para recreação – sinuca, videogames e espaços para relaxar?
  • Que tal personalizar a experiência de trabalho do time? Proponha uma “digitalização” da empresa, abusando de novos recursos para tal;
  • Co-criação/criação colaborativa são outros termos importantes para eles;
  • Cada um quer estar à vontade para se expressar como bem deseja, sendo que roupas, cor de cabelo ou o número de tatuagens realmente não são fatos que influenciam em uma contratação ou demissão.

Além dessas “pequenas mudanças”, tal geração busca por feedbacks e “rema” para soluções cada vez mais práticas, sempre com o toque da tecnologia em mãos. Por outro lado, as vocês precisam estar abertos a mudanças, compreendendo que esses funcionários têm muito a aprender com os mais experientes, porém, lidando de igual para igual, construindo uma cultura onde a diversidade seja abraçada, e não o oposto. Claro, não podemos esquecer que tal conexão entre gerações, somente será válida, se buscarmos atualizar nosso atual time, investindo em recursos inovadores, aprendizado e reciclagem de conhecimento. Equilíbrio é a palavra-chave.

É isso pessoal, eu realmente espero que vocês possam a partir de agora receber e agir de forma diferente com estes novos profissionais que estão chegando em suas empresas e equipes. Não permitam que o tradicional vire uma verdade absoluta em sua gestão, não tenham medo de arriscar as melhores práticas, focando no crescimento inovador e positivo, sempre orientados ao Resultado.

Um grande abraço e até a próxima...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos