Gerando Lideres
Como será o líder do futuro? Essa é uma pergunta que vem ganhando destaque entre pesquisas e estudos que buscam compreender o papel das novas lideranças e os desafios que vêm pela frente.
Recentemente, um relatório divulgado pela consultoria PageGroup apontou algumas tendências em liderança para os próximos anos. Sustentabilidade, transformação digital e inclusão figuram entre as principais estratégias de negócios.
O Edelman Trust Barometer 2022, estudo global que analisa os níveis de confiança e credibilidade, reforça esses insights. Segundo a pesquisa, promover a diversidade e ambientes de trabalho mais justos estão entre os grandes desafios das novas lideranças.
Cerca de 62% dos profissionais brasileiros esperam que os gestores se posicionem abertamente sobre questões sociais. Desigualdade salarial (72%), aquecimento global e mudanças climáticas (71%) e preconceito e discriminação (71%) estão entre os temas que precisam ser discutidos, segundo a pesquisa.
A empreendedora social e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes, participou recentemente da primeira edição do Summit Future is Now. Durante o evento, ela reforçou o papel das novas gerações e a importância de fomentar mudanças positivas na sociedade.
“A liderança do futuro tem que ser uma liderança consciente, que olhe para o que está acontecendo a sua volta e na sociedade e que não ache que a empresa é separada do lugar onde ela vive, do país, estado e/ou cidade em que ela está. A liderança do futuro tem que ser diversa, inclusiva, que pensa em justiça social e que seja, de verdade, comprometida com o que acontece no nosso país.”
Em sua aula para o PUCRS Online, André Duhá, coordenador geral das pós-graduações da Escola de Negócios da PUCRS, traz insights sobre o tema e os principais desafios para o futuro. Continue a leitura do nosso artigo.
Para começar: o que é Liderança?
O conceito de liderança pode ser definido como a capacidade de influenciar pessoas para que elas trabalhem em conjunto e por objetivos compartilhados. “A maior parte dos conceitos, embora existam diferenças entre eles, costumam apontar que ela está vinculada à influência”.
É possível aprender a liderar ou os bons líderes já nascem prontos?
Essa é uma das principais dúvidas quando o assunto é desenvolvimento de lideranças.
Segundo André Duhá, a liderança pode ser aprendida e desenvolvida a partir de treinamentos e experiências práticas.
No dia a dia das organizações, é possível conviver com diferentes tipos de liderança, pois essa habilidade é influenciada pelas características pessoais de cada indivíduo. Entretanto, uma regra é básica: não existe liderança sem relacionamento.
Para ser um bom líder é preciso se relacionar com outras pessoas e influenciá-las na tomada de decisão ou comportamentos.
Novos tempos, novos desafios
É um fato: as novas gerações que estão chegando ao mercado buscam empresas com propósitos claros e bem definidos. Mais do nunca, é preciso repensar comportamentos e abraçar a transformação.
Conheça os cinco grandes desafios para as novas lideranças:
Recomendados pelo LinkedIn
Criatividade e inovação
Aprender a pensar fora da caixa é um dos principais desafios dos líderes do futuro.
A inovação é um forte diferencial competitivo. Por isso, buscar novas ideias e estar atento às novidades do mercado é um ponto chave para as empresas que desejam estar em evidência.
Geração de valor
Que valores o seu trabalho está gerando?
A concepção de geração de valor mudou com os anos. Atualmente, realizar um bom trabalho, ter ao seu lado uma equipe competente e oferecer bons serviços ou produtos já não é mais suficiente. É preciso ir além do lugar comum e atender às necessidades, suprir expectativas e solucionar demandas e problemas.
Quem vai determinar se o seu negócio gera valor é quem o utiliza de alguma forma.
Novos modelos de gestão
Junto aos desafios também surgem novas formas e lógicas de liderar.
As novas gerações buscam agilidade, flexibilidade e protagonismo. Acompanhar essas tendências e compreender qual formato de gestão faz sentido dentro da sua empresa é uma das principais necessidades para o líder do amanhã. “Hoje, a inovação aplica-se também à forma de gerenciar”.
Mudança e transformação
Promover a transformação social é papel das novas lideranças.
E isso inclui abraçar a diversidade de gênero e raça, aplicar as melhores práticas ESG e construir um ambiente de trabalho mais seguro, justo e igualitário.
Empreendedorismo
Para liderar os novos tempos é preciso ter visão empreendedora e enxergar a empresa como um grande ecossistema de inovação.
Os líderes do futuro precisam adotar novos mindsets, voltados para modelos de negócios ágeis e de crescimento exponencial. Qual o próximo passo? Que parcerias posso adotar? Onde queremos chegar com esse objetivo? Tenha em mente que a sua liderança precisa fomentar mudanças.
A sua liderança é transformadora?
Seja um líder através do exemplo, capaz de inspirar os colaboradores, desafiar o estabelecido, propor mudanças e impulsionar a inovação.
Prepare-se para atuar frente aos principais desafios da modernidade no MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0.