Gerenciamento da impressão e o CHÁ (de revelação) profissional para Currículo e LinkedIn

Gerenciamento da impressão e o CHÁ (de revelação) profissional para Currículo e LinkedIn

Em tempos em que a impressão pessoal e seu gerenciamento profissional voltam para pauta como um grande conflito de percepção entre empregados e empregadores, expresso em manuais de conduta equivocados, você saberia dizer como é percebido a partir de seu perfil no LinkedIn ou do seu currículo?


Já adianto que não acredito em receita pronta e principalmente que não existe certo e errado quando falamos de expressar sua identidade, não é mesmo? Ela é única, singular, cada um tem liberdade para ser, parecer e para aparecer como quiser e ninguém tem mesmo nada com isso. Esse tempo já foi.


Dentro desse recorte, acredito que olhar estrategicamente para a imagem profissional que apresentamos, analisando e principalmente gerenciando a impressão que causamos para que esteja alinhada com nossos objetivos de carreira é fundamental.

Claro que isso fica um pouco diferente para quem trabalha offline e vai poder esticar isso tudo através de trocas mais interativas e de relações interpessoais, caprichando na linguagem não verbal para se fazer compreendido, mas muitas vezes é a linguagem através da qual nos descrevemos no currículo e no LinkedIn vai ter que fazer o trabalho de nos representar na rede e nos processos seletivos.


Falando de linguagem podemos pensar tanto na forma quanto no conteúdo. Assim todo processo de mentoria profissional deve começar pela revisão do currículo, escolhendo o melhor formato para você de acordo com seu objetivo (recolocação, crescimento, movimentação, etc) e sobre conteúdo, escolhendo como entregar a narrativa da melhor versão de pode existir em um documento que vai te representar. Na sequência tratar de fazer um uso mais estratégico do Linkedin também é importante.


Mas não adianta tentar desviar: fazer atualizar ou revisar seu currículo, seja no formato que for, one page, com foto, sem foto, colorido, diagramado ou simplesmente um CV tradicional, é sempre um exercício de identidade, por isso é difícil para todos. Para esse exercício de identidade, o conceito de CHÁ ajuda a separar e entender tudo que podemos apresentar:


C = CONHECIMENTOS

H = HABILIDADES

A = ATITUDES


Olhando assim o CHÁ separadinho percebemos até se há algo que pode ser feito para completar possíveis lacunas na interpretação e atuar nisso, por exemplo, engatando uma trilha de desenvolvimento escolhida para fazer sentido com seu objetivo. Em alguns momentos um curso de curta duração bem escolhido que você fez ontem e que simboliza sua visão de futuro de carreira, diz mais sobre você do que a faculdade que você escolheu quando tinha 15 anos.


E sobre cursos, com algum planejamento e muita dedicação, dá até pra mudar completamente a impressão causada pelo seu currículo durante os 30 dias de teste grátis do LinkedIn premium, sabia?

E já tá aqui a resposta para sua pergunta: usando o acesso liberado ao LinkedIn Learning durante o período de teste e cursando uma trilha intensiva para aproveitar absolutamente tudo que tem lá, desenvolver e exibir uma penca de competências e entupir seu perfil de certificado ;)


Falando de LinkedIn eu te garanto que se você explorar e aprofundar tudo que tem disponível vai ser melhor. Mas tem tanta possibilidade que olhar com interesse o que as outras pessoas estão fazendo em seus perfis ajuda bastante a entender a dinâmica dessa rede, que é toda desenhada para dar fit. Fit entre você e a vaga dos sonhos, você e o conteúdo que te interessa, você e o serviço que precisa, você e a oportunidade de conexão que vai transformar sua jornada. É esse o objetivo.


Mas algoritmo é igual dragão, então você tem que treinar o seu. Completar tudo, dar like e seguir o que te interessa, curtir e compartilhar conteúdos relevantes vai ser importante para ser entendido, pelo algoritmo e também pelas pessoas, pois vale lembrar que suas atividades na plataforma ficam visíveis no seu perfil e fazem parte da imagem que ele entrega para quem quer te conhecer melhor e explora mais, como no caso dos recrutadores, por exemplo!!!


E sempre tem quem explora mais, viu?

Que tal ser você essa pessoa e configurar seu perfil com tudo que ele pode exibir? Estou disponível para mentorar quem quiser um tomar CHÁ (de revelação) profissional comigo em duas sessões: Currículo e LinkedIn.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Lucina Viana

  • Cultivando o hábito da reciprocidade

    Cultivando o hábito da reciprocidade

    Na onda das publicações sobre competências do início da semana, cheguei aqui na quarta-feira pensando sobre…

    13 comentários
  • Microlearning em nano tips para a competências mais procuradas em 2023

    Microlearning em nano tips para a competências mais procuradas em 2023

    O LinkedIn listou as competências mais procuradas em 2023 e a dobradinha de "management & communication" surpreendeu um…

    2 comentários
  • 8 anos de Escola

    8 anos de Escola

    Derrubando aqui no perfil também a comemoração de aniversário com um repeteco do texto da semana passada que inaugurou…

    3 comentários
  • Mentoria é educação?

    Mentoria é educação?

    E agora gente, será que mentoria é educação? Que tal uma leiturinha com referências para recuperar o ritmo após o…

    11 comentários
  • Exclusividade e exclusão: sociedade individual em comunidades diversas.

    Exclusividade e exclusão: sociedade individual em comunidades diversas.

    Vamos pensar sobre a relação entre essas duas palavras, exclusividade e exclusão? Fica, tem audiovisual autoral no…

    1 comentário
  • Primeira e última escola

    Primeira e última escola

    Professor ganha por hora, vocês sabem né? Ouvi, certa feita, que o professor deveria ganhar por 24 horas. Não há um…

    6 comentários
  • Educação do Futuro: o que muda no papel do aluno e do professor

    Educação do Futuro: o que muda no papel do aluno e do professor

    Dia dos professores aí batendo na porta, trazendo um bom momento para compartilhar na newsletter (que já tem seus…

  • Na era do conhecimento, parar de aprender não é opção.

    Na era do conhecimento, parar de aprender não é opção.

    Inaugurando aqui a ferramenta de Newsletter, trago a matéria publicada na Gazeta do Povo sobre educação continuada com…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos