Gerenciamento de Riscos em Gestão de Projetos
O papel do Gerenciamento de Riscos em projetos tem como principal objetivo buscar quantificar e qualificar a incertezas existentes em projetos para que se possa buscar o equilíbrio no tripé de Gestão de Projetos entre Escopo, Custo e Tempo. Esse gerenciamento deve ser monitorado e controlado desde inicio do projeto, durante sua execução a até sua entrega buscando melhor conhecer novos riscos bem como mitigá-los durante todos os processos do projeto.
O Gerenciamento de Riscos em projetos trás um método de acompanhamento contínuo ajudando todas as áreas do projeto de maneira integrada ao planejamento, execução e entrega com o objetivo mitigar riscos negativos e amplificar riscos positivos gerando planos de ações para incertezas negativas a fim de aceitar ou não que um risco aconteça e como tratá-lo.
O papel do Gerente de Projeto nesse processo é de conseguir unir toda a equipe e ensina-los e trabalhar com gestão de projetos pensando nos riscos a fim de torna-los mais assertivos e menos onerosos no que tange a custo e tempo.
Gestão de Riscos não é um processo muito trabalhado de maneira efetiva nas empresas, pois, muitas delas se baseiam em utilizar o fator de correção ou fator de contingência 10% sobre o custo ou tempo, não se atendo se estão onerando ou projeto para o cliente ou para sua empresa, deixando de lado a qualidade e transferência em projetos.
Um projeto gerido de maneira clara e objetiva utilizando como alicerce Gestão de Riscos dificilmente será fracassado, pois, todos conhecerão o que são melhores, aonde devem melhor ou se ater com mais foco, gerando maior satisfação em suas entregas a todos envolvidas nos projetos.
#DescomplicaGP no Youtube
Referencias Bibliográficas:
- PMBOOK 5º Edição
- FGV Gerenciamento de Riscos em Projetos 2º Edição