Gerenciamento de tempo
Esse assunto sempre está na moda, não é verdade?
Talvez, o motivo é porque nosso cérebro é “preguiçoso” e está sempre buscando atalhos para cumpris com as metas. Então, quando abaixamos a guarda, estamos nós novamente naquele “limbo” dos antigos hábitos.
Algum tempo atrás eu tive mudanças no meu trabalho, e um hábito saudável que havia construído (um super suco matinal, natural, que fazia para toda a família) de repente, percebi que tinha deixado de lado. Esse hábito fez parte da melhora da minha saúde tempos atrás, então, como é que eu o deixei para trás?
Como profissional de Aprendizagem e Desenvolvimento (L&D) sempre ouço a famosa frase: “não tenho tempo”. Em meus mais de 20 anos profissionais livros, workshops, artigos, sobre gerenciamento estavam e continuam na moda.
Enquanto para alguns isso pode ser verdade, creio que para muitos tem a ver com essa nossa autossabotagem mental: em algum momento criamos esta percepção de não ter tempo, priorizamos outras coisas, damos abertura ao prazer imediato.
E aí é que entra o autoconhecimento que nos leva a uma avaliação frequente de onde estamos com nossas prioridades! Se conhecer = ferramenta de honestidade para corrigir a perda de tempo.
Deixa eu contar uma rápida história:
Tive um líder no passado, que me ensinou muito, e me lembro no período de uma semana ele produziu um pequeno livro para reforçar processos com nossos parceiros. Me lembro que fiquei, Wow! Em uma semana escreveu, arrumou alguém para desenhar, e logo mais mandou para impressão, pronto! Está pronto!
Pouco tempo depois ele passou para outro cargo, e tive uma nova chefe (sim, chefe). Ela sempre me dizia: “Igor, tenho zilhões de coisas para fazer, zilhões”! Me lembro como se fosse hoje! Do pequeno ao grande, sempre ocupada.
Acho que está bem claro, né? Um líder que gerenciava muito bem o seu tempo, autoconhecimento lá em cima, produzia muito. Uma chefe se auto sabotando com o dia a dia e convencida que só ela era ocupada.
Recomendados pelo LinkedIn
Então, o que fazemos para gerenciar nosso tempo? Não existe formula mágica, e algumas são mais adaptáveis, palitáveis para uns! 😊
Mas, seguem algumas ideias:
Por fim, nossa vida é uma só. Ela não é dividida em profissional, pessoal, espiritual, etc.
Se uma dessas áreas não vai bem, haverá reflexos nas demais áreas. Por ex: quanto você rendeu no trabalho enquanto tinha uma dívida financeira com alguém, que te tirava o sono?
É necessário gerenciar estas áreas também!
Por isso:
Tudo isso é Simples, mas tão complexo...