O que te faz perder o foco?
A falta de foco é um dos principais pontos de melhoria que as pessoas manifestam nos processos de Coaching. Também é um dos principais obstáculos à produtividade e qualidade do nosso trabalho. Sem falar no quanto a falta de foco prejudica o nosso crescimento profissional e o quanto dificulta a conclusão de tarefas ou projetos.
Quando perdemos o foco, perdemos também a capacidade de gerenciar atividades, simplesmente porque achamos que conseguimos dar conta de várias coisas ao mesmo tempo. Um sintoma disso é a quantidade de papeizinhos que vamos acumulando sobre as nossas mesas de trabalho, ou a quantidade de janelas ou arquivos abertos no seu computador ou, ainda, a quantidade de e-mails que lemos e não respondemos. Os sintomas são diversos....
Mas tem uma coisa que eu acabei percebendo em mim quando eu perco o foco. Ou melhor, acabei percebendo alguns fatores que fazem com que eu perca o foco. E eu posso dizer que o fator que mais atrapalha minha concentração é a gestão de prioridades. Isso mesmo, priorizar atividades. A questão é muito simples: quantas atividades ou tarefas você faz durante o dia? Quantas delas estavam planejadas, estavam na sua agenda? Quantas delas são corriqueiras? Quantas são mais demoradas? Essas atividades fazem parte do dia-a-dia de todos, mas a falta de prioridades faz com que nosso dia seja menos produtivo porque estamos menos focados.
Priorizar quer dizer definir o que é mais importante e o que vai ser feito primeiro. Basicamente, tem a ver com começar e terminar uma tarefa sem que ela seja interrompida para começar outra, que será novamente interrompida para começar outra e assim por diante. A falta de foco nos coloca num ciclo vicioso que nos dá a sensação de que trabalhamos muito, mas entregamos pouco. Por isso que a gestão de prioridades é essencial para que a gente consiga manter o foco. É fundamental saber quais são as atividades que precisam ser entregues naquele dia, naquela hora e naquele momento, pois só assim conseguiremos nos dedicar com mais atenção a ela.
Só que quando eu digo isso para as pessoas nas empresas em que eu trabalho, uma pergunta logo vem à tona: “- Fabiano, e o que fazer com esse povo que nos interrompe o tempo todo?” Ou ainda: “- Como eu posso ficar focado se toda hora toca o telefone ou surge uma mensagem para eu responder?” Vamos, então, a algumas dicas:
- Desative os alertas sonoros das mensagens que surgem no seu celular (whatsapp, redes sociais, etc.);
- Evite de usar o whatsapp web, porque ele vai tirar a sua atenção com bastante frequência;
- Saiba dizer não para algumas interrupções. Ou melhor, pergunte se a pessoa precisa daquilo que está perguntando naquele momento, pois há muitas pessoas que nos interrompem porque estão mal-acostumadas com isso;
- Questione a prioridade das tarefas que são passadas para você. Pergunte o que deve ser feito em primeiro lugar.
São apenas algumas dicas, mas que eu tenho certeza que ajudam muito porque eu vejo pessoas aplicando com sucesso essas simples soluções no seu dia-a-dia. Só que, para que elas deem certo, também é preciso ter foco!