Gestão de fornecedores desqualificação ou oportunidade de crescimento?
Em meus trabalhos tenho observado com satisfação, o avanço da gestão de fornecedores.
Há algum tempo as empresas de médio e grande porte, respaldadas em políticas institucionais critérios e metas definidas e engessadas, desqualificavam seus fornecedores de muito anos de parceria, por questionários e checklist determinado ou valores competitivos.
As notas registradas demonstravam a qualidade, nível de serviços acordados e não entregues que, por vezes, estavam somente atribuídas ao contratado, mas não ao contratante.
Entendimento e continuidade
Uma boa prática de gestão em serviços é o canal de comunicação aberto entre contratado e contratante, com o objetivo comum de desenvolvimento através de identificação de não conformidades, morosidade de processos internos e externos entre outros servindo estes como trampolim para melhorias continuas.
Como fazer?
O método de acompanhamento de SLA - Service level Agreement ou avaliação de Nível de Serviços acordados pode ser desenvolvido de acordo com cada contrato.
Evidentemente este é um perfil maduro, ético e flexível, alinhado a estratégia e consequentemente, missão de uma instituição.
Conclusão
O desenvolvimento de fornecedores é uma faca de duas pontas, onde ambos ganham na entrega de valor ao cliente em relação à segurança e qualidade de produto/serviços.
Grata pela leitura.
Abraço,
Denise Nitzke | Diretora Técnica na CERT|FIX Health Services Solutions