Gestão de Processos e o eSocial - Qual a sua Importância?

Gestão de Processos e o eSocial - Qual a sua Importância?

Uma ferramenta fundamental para as empresas e organizações existentes nos dias de hoje, onde é possível distribuir de forma estratégica o início, meio e fim de uma determinada tarefa, buscando de forma continuada o sucesso e o bom desenvolvimento da empresa e daqueles que estão envolvidos. Esta é a gestão de processos, um planejamento estratégico que será de grande importância para aqueles que desejam iniciar a implantação do eSocial e seu manuseio será crucial para que você possa obter sucesso nesta nova jornada.

O que é gestão de processos?

De forma simplificada, a gestão de processos é um planejamento estratégico onde é possível analisar a realidade da empresa ou instituição, identificar os pontos negativos durante a realização das atividades, propor melhorias com base nas falhas (gargalos) identificadas, realizar teste piloto e por fim, verificar os resultados do processo proposto. Se for positivo, este é documentado e tornado como um padrão, e se negativo, é feito novamente um novo estudo e um novo processo, seguindo então a sequência padrão. A implantação deste planejamento traz inúmeros benefícios como otimização nos resultados, maior produtividade, maior organização por parte dos gestores e mensuração dos resultados, podendo através da melhoria contínua identificar falhas ou implementar novas ideias que otimizem os processos já existentes.

O que tem a ver o eSocial com a gestão de processos?

A resposta é simples: o eSocial é uma gestão de processos.

Sabemos que o eSocial irá impactar consideravelmente todas as empresas do país e também os envolvidos no processo como profissionais de DP, RH, Contabilidade e Saúde e Segurança do Trabalho. Costumo dizer que os profissionais de SST precisarão conhecer e utilizar esta ferramenta de forma imprescindível, pois seu sucesso em toda a fase de implantação dependerá disto. Não adiantará persistir nas mesmas práticas comuns que mais se assemelham como um tiro no escuro, ignorando conhecer outras competências. Precisamos reconhecer que o eSocial é uma nova era e nada mais será como antes. Portanto, aqueles que persistem em permanecer da mesma maneira, infelizmente poderão estar excluídos do mercado.

Um exemplo: A empresa possui o costume de realizar admissões rápidas, lançando o trabalhador no ambiente de trabalho sem a realização de exames médicos ocupacionais (complementares e clínico). Depois de um mês, ele encaminha o funcionário para uma clínica de Medicina e Segurança do Trabalho para a realização do exame clínico apenas, pois não vê motivos para a realização dos exames complementares. Mesmo sendo uma atividade com exposição a riscos ocupacionais, não houve nenhum treinamento de SST.

O que podemos observar?

Neste exemplo vimos que a empresa ignora as exigências legais sobre o monitoramento da saúde dos trabalhadores, pois não houve o esclarecimento para ele sobre o que realmente é o PCMSO, e nem mesmo sobre treinamentos, nos fazendo chegar a simples conclusão de que não há processo algum para admitir um funcionário. Para o eSocial, será eficiente manter um serviço onde não há uma ligação entre os departamentos envolvidos? Certamente não. Se neste exemplo não há um início, meio e fim para a conclusão de uma admissão e declaração adequada ao evento S-2220, pode aguardar futuras dores de cabeça.

E então, o que devo fazer?

A dica que deixo para você caro leitor, profissional de SST é que busque conhecer esta ferramenta e como utilizá-la durante todas as fases da implantação do eSocial em nossa área de atuação. Com ela, poderemos ir mais a fundo no desenvolvimento das atividades, apresentar ao empregador os gargalos identificados e propor as possíveis melhorias que trarão bons resultados, e que poderão ser apresentados de forma quantificável em suas futuras reuniões. Vale ressaltar que para atender os eventos de SST no eSocial, além da necessidade de conhecermos a gestão de processos, enfrentaremos uma grande resistência por parte dos empregadores e profissionais de contabilidade por não conhecerem a complexidade e dinamismo do nosso ofício e também por influência da nossa cultura que desvaloriza a prevenção. Mesmo assim, através da sabedoria e conhecimento sobre o assunto, saberemos como proceder utilizando da nossa maior ferramenta, a conscientização.

Desenvolva formulários, estude o conteúdo, capacite-se, elabore processos e implemente-os na prática, pois tenho certeza que em breve colherá bons frutos.

E então caro leitor, gostou do conteúdo? Comente, compartilhe, deixe sua avaliação. Vamos compartilhar conhecimento.

Um abraço e que Deus os abençoe.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos