Gestão de projetos e método ágil: alguém ai também tem dúvidas?
Há algum tempo estou me aprofundando tanto na teoria quanto na prática de um dos temas mais requisitados do momento: Método Ágil
Artigos, matérias, livros e até descrição de oportunidades e vagas de emprego, ta todo mundo falando de Método Ágil. (Transformação Digital, ta aí outro tema muito presente no dia a dia do ecossistema empresarial e de negócios.)
Metodologia Ágil se tornou uma palavra da moda, que funciona praticamente como sinônimo de pessoa antenada e atualizada com os novos requisitos do mercado.
Trabalho há 12 anos com gestão de projetos corporativos (PMO) e leio bastante a respeito do tema, porém ultimamente eu particularmente venho notando muita inconsistência sobre o que falam gestão de projetos e método ágil, como se um substituísse o outro. Vocês concordam?
Recentemente trabalhei em uma grande cadeia varejista, com histórico e grande representatividade em vendas on line. Nesta empresa fiquei aproximadamente 1 ano e meio responsável por criar e colocar em produção um novo canal digital, o marketplace da empresa. Este departamento era formado basicamente por 80% de pessoas oriundas do departamento de TI, com formação e skill técnicos de tecnologia da informação.
Utilizar o método ágil para criar o produto marketplace (na visão da empresa, um software / modelo voltado operacionalizar este novo conceito de vendas on line) foi uma experiência incrível, onde vi na prática conceitos como a criação do MVP, aplicação prática de várias ferramentas como o quadro kanban, gráficos de burn down, sprints, reuniões de plannings, retros e reviews.
Para a criação desta aplicação de TI, funcionou muito bem e na minha visão é isso que venho vendo no mercado, aliás a própria metodologia Scrum, em seu manifesto ágil, primeiros slides de qualquer treinamento no tema diz:
“ cobrindo melhores métodos para desenvolvimento de software ”
Mas e quando temos projetos que vem do planejamento estratégico da empresa como por exemplo em um grande banco de atuação nacional que planeja implementar a abertura de 20 novas agencias no ano, ou um grande varejista que quer abrir um novo centro de distribuição na região Nordeste.
Da pra fazer MVP ? aplicar método ágil e toda a sua essência?
Na minha opinião não...
Eu particularmente vejo essa metodologia como aplicação restrita para desenvolvimento de produtos , mais especificamente software, onde o mesmo sofre muitas e constantes melhorias durante o tempo. ( novas funcionalidades por exemplo)
É por isso que na minha opinião vejo uma miopia enorme de muitas empresas e gestores sobre como fazer e o que utilizar como ferramentas dentro das empresas, muitas vezes, movidos pelas modas de mercado mas sem conhecimento profundo do tema deixam de fazer o que é melhor para a empresa apenas para seguir o que esta na moda.
Alguém concorda comigo? Gostaria muito de saber de casos e como aplicar método ágil em grandes projetos corporativos que não sejam o lançamento de um produto / software.
Projetos | Programas | Portfólios | PMO | Processos | Formatação de Franquias | Metodologias Ágeis | OKR's | Kanban | Scrum | PMBOK | Planejamento Estratégico | Indicadores | Gestão de Desempenho | Gente & Gestão
4 aLuís, gostei muito do seu artigo..... Concordo no ponto de método ágil funcionar bem em desenvolvimento de produtos (fábrica de Software, um exemplo). Em Projetos, ou melhor, programas estratégicos.... funciona em alguns casos e de maneira muito pontual.... Sim, as empresas estão fazendo uns “saladões”... “salseiros” principalmente em job description de vagas anunciadas: método Lean, Scrum, Design thinking, Kanban, Pmbok, PMI (sigla que nem metodologia é...) uma mistura de conceitos, métodos e ferramentas que fica até difícil de interpretar o que realmente se quer com tudo isso! “Roma não foi construída em um dia” Saber identificar que ferramenta utilizar dentro das metodologias existentes, sejam elas tradicionais ou ágeis, para determinada empreitada, cultura de empresa e equipe, com certeza é A SACADA para alcançarmos o sucesso!