Gestão de Projetos na Prática...
Hoje em dia têm aquelas máximas do mercado que os bons projetos devem utilizar todas as ferramentas disponíveis para se entregar um projeto com a qualidade devida. Na verdade, na prática não funciona assim, isto é, além de se esperar um bom planejamento, escopo bem definido, dentro do prazo e qualidade, dentre outras áreas do conhecimento conforme preconiza o guia PMBOK, espera-se que o gestor de projetos tenha ciência de usar as ferramentas corretas de gestão de projetos dentro da organização, de acordo com a cultura organizacional de cada empresa. Desta forma, não adianta querer usar todas as ferramentas de gestão de projetos aplicadas para Mega projetos em projetos de pequeno porte, o mesmo vale ao inverso. Neste caso, espera-se o bom senso do gestor, isso se dá, é claro, com a experiência adquirida ao longo dos anos.
Então precisamos de estudo, experiência e “bom senso”..
Projetista sênior instrumentação e controle na Afry
6 aTenho a impressão de que bom senso anda em falta não somente em gestão, mas de maneira geral, em qualquer aspecto de nossas atribuições diárias. O que é uma pena. Faz muita diferença usar bom senso.
Gerente de Projetos | Scrum Master
6 aJustamente. Sabe-se que para obtenção dos resultados esperados, tão importante quanto o conhecimento dos métodos a serem utilizados, é a experiência, sensibilidade e bom senso do profissional na Aplicação adequada das respectivas técnicas de gestão.