Em Projetos, você deve “Liderar Pessoas e Gerenciar Números”

Em Projetos, você deve “Liderar Pessoas e Gerenciar Números”


Enquanto em um projeto as pessoas são os ativos mais importantes, os números são as metas mais importantes. 

Em geral todos os projetos precisam partir de algumas referências numéricas (também chamadas de metas) como por exemplo os Números e quantidades de requisitos (escopo), Números de esforço de horas, Números de dias (prazos) e Números financeiros (custos) são alguns dos principais.

Mas tão importante quanto definir as metas numéricas do projeto é a capacidade de monitorar e controlar estes números através de técnicas e ferramentas eficientes que permitam extrair os importantes Indicadores de Performance Chaves (Keys Performance Index, ou os famosos KPI´s). E aqui vale aquela máxima frase do guru da administração Peter Druker que expressou: “Não se pode gerenciar o que não se pode medir”.

No contexto de gerenciamento de projetos temos as eficientes técnicas e ferramentas do Gerenciamento de Valor Agregado (em inglês Ernued Value Management) que permite durante a evolução do projeto monitorar as performances de escopo, tempo e custos de forma simples e eficiente. As técnicas do EVM conseguem ainda auxiliar a gestão do projeto a estimar previsões de custos e prazos de forma antecipada para prováveis ações de contingencia. Uma das competências mais valorizadas (e exigidas) em profissionais de Gerenciamento de Projetos é a capacidade de lidar com Números.

Venha participar de um Super Preparatório PMP Telepresencial (On Line, Ao Vivo e Interativo) e conhecer e dominar na prática estas e muitas outras abordagens do Guia PMBOK® 6ª Edição. Acesse www.projetizado.com.br/pmp

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcos Pires, PROJETIZADO

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos