Gestão do Conhecimento

As empresas e, consequentemente, as pessoas tem sofrido por problemas de falhas na gestão do conhecimento.

Quando o conhecimento desenvolvido na empresa não é compartilhado, em eventuais ausências de quem o detém, torna-se mais difícil a execução das atividades pelas pessoas que assumirão tais responsabilidades. 

Quem de nós nunca estivemos em situações bem complicadas, quando o nosso colega de trabalho não veio para o trabalho, seja por questões de doenças, afastamentos, demissões ou até mesmo por ter falecido e tivemos que fazer as atividades desta pessoa e nem sabíamos por onde começar, mesmo tendo em mãos as instruções de trabalho ?

Quantos de nós já não trabalhamos com pessoas que praticam a retenção de conhecimento como estratégia para “assegurar” a sua “importância" para a empresa, quando na verdade esta prática a impede de avançar para outros níveis ?

Definitivamente este é um assunto que tem afetado a gestão e impactado os resultados das empresas.

A nova norma ISO 9001:2015, no seu requisito 7.1.6 aborda a necessidade de se determinar e manter o conhecimento necessário para a operação dos processos, deixando tais conhecimentos disponíveis, para quando houver necessidades. Para as empresas que optaram por atender esta norma, a Gestão do Conhecimento virou uma obrigação para os gestores.

Os conhecimentos são específicos para cada um dos processos, pois os conhecimentos necessários para as atividades de um processo produtivo são diferentes dos conhecimentos para a execução das atividades de um processo comercial, portanto, cada dono de processo deve, distintamente, capturar e disponibilizar estes conhecimento para a sua equipe.

Lembro que conhecimento organizacional é aquele “jeitinho” que cada um desenvolve para realizar melhor alguma atividade e não aquelas rotinas que já se encontram descritas em procedimentos. Normalmente estes “jeitos de fazer” facilitam a maneira de atender as determinações dos procedimentos, sejam eles documentados ou não.

Como fazer ? Existem várias maneiras, mas a maneira mais adequada será aquela mais simples e funcional possível.

Não se esqueçam da famosa frase: "O ótimo é o inimigo do bom".

Patrícia Milbratz

Evite o caos e riscos nos sistemas da sua empresa com nossos modelos automatizados para On/Offboarding.

11 m

🙌

Viviane Aubert

Executiva de contas na Conecta Nuvem - Parceira Google Workspace

11 m

🤩

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Claudio Dias Rodrigues

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos