Gestão e Governança de T.I. em Hospitais
Tecnologia no âmbito Hospitalar
Atualmente a tecnologia é indispensável em todos os aspectos da nossa realidade, por esse motivo mais ainda, em ambiente hospitalar, onde interfere direta e indiretamente a vida das pessoas .
Para uma boa gestão de T.I. em hospitais é necessário considerar de modo preventivo as situações provaveis de tecnologia, garantindo toda a infraestrutura da organização, observando as inovações e criação de novos projetos para melhoria dos serviços.
Sendo necessário a análise de todos os aspectos, desde os computadores de atendimento do pronto atendimento até servidores com sistemas hospitalares, nas tecnologias como redes sem fio para pacientes e colaboradores, tecnologias nos leitos como TVs interativas ou smart tvs, roteadores, câmeras, DVRs entre outros aparelhos eletrônicos como soluções.
Gestão de hardware e infraestrutura física
Dentre os ativos do hospital em relação aos computadores é necessário análise e implantação de equipamentos de qualidade ou melhora dos ativos, existem sistemas onde a infra de máquinas requisitada é baixa por ser online, mas existem sistemas onde é requisitado maior processamento ou memória e essa será a tarefa do gestor ou analista de T.I. em avaliar. Também em relação a custo benefício de soluções em infra e hardware, desde os requisitos e configurações dos servidores até estações baseado na utilização.
Gestão de servidores e pastas compartilhadas
Todo hospital tem suas particularidades, onde há sistemas de domínio, gestão de sistemas operacionais como virtualizadores, firewall empresarial, políticas de segurança nos sistemas e uma vasta gama de configurações de rede e servidores, mas em si como são de muita importância, esse gerênciamento o profissional da T.I. deve aplicar políticas que possam suprir o hospital com segurança.
Backups e rotinas de segurança da informação
É importante também ressaltar que é importantíssimo o backup dos sistemas legados e novos sistemas, conferência dessas informações e procedimentos rotineiros para o sucesso e integridade dessa informação. Além da segurança necessária desses procedimentos em casos de falhas ou riscos ligados a essas informações.
Elétrica
Na área de infraestrutura deve-se observar aspectos elétricos dos servidores com sistemas de segurança caso haja quedas de energia, onde deve-se ser precavido a essas falhas. E garantia da estabilidade física da infraestrutura com nobreaks, sistema de proteção elétrica, distribuição correta de energia e gerador de energia em caso de falhas.
Comunicação
Na questão da comunicação em relação a internet e redes, haver redundância de links de internet para haver segurança da manteneção da continuídade do serviço. Existem sistemas onde é necessário link dedicado com ip fixo para funcionamento nisto é necessário uma internet principal com backup de rede, sendo alternadas por configuração de um firewall ou ou equipamento dedicado.
Segurança da Informação
Na área de segurança da informação, ter aplicado soluções de seguranção e demais ataques com soluções de firewall e antivírus empresarial e gestão dessas soluções, aplicando as soluções mais recentes da segurança da informação. Sendo de extrema importância esse tópico pois um ataque de rede ou vírus pode danificar as informações do hospital de modo geral, por exemplo um ransomware infectar a rede e perder todos os ativos por isso a atenção necessária neste tópico, como base junto ao backup proteger os servidores e rede em geral em todos os computadores possíveis para mitigar os riscos de segurança.
Recomendados pelo LinkedIn
Em alguns casos são criadas políticas de segurança por usuários ou setores, utilizado softwares de controle ou definições nos sistemas operacionais em pastas de rede, domínios e servidores.
Inovação
Tendo foco na estabilidade e integridade de todos os sistemas hospitalares, aplicando inovação em soluções em tecnologia, sendo digitais, físicas, procurando abordar todos os aspectos de melhoras de tecnologias. Fazendo a análise sobre equipamentos de rede, hardware incluindo computadores e equipamentos eletrônicos, provendo as melhores soluções ao hospital. Avaliando servidores, soluções em sistemas e softwares, segurança de informação como antivírus e firewall, avaliação de soluções em sistemas virtualizados entre outros equipamentos, sendo de extrema importância essas implantações e manutenções.
Tecnologia de monitoramento
Também o T.I. gerenciando a área de monitoramento eletrônico na parte de câmeras e segurança ligada a tecnologia do hospital. Configurando em novos dispositivos, adicionando câmeras ou requisitando a manutenção, configuração de DVRs e comunicação externa via internet.
Gestão de ativos e patrimônio
Observar e gerenciar o controle de equipamentos aplicando melhorias possíveis na infraestrutura e manutenção preventiva e corretiva sobre os equipamentos necessários, com a devida gestão de ativos e patrimônio o hospital tem controle do que está sendo utilizado. Com inventariação o hospital pode utilizar e controlar seus equipamentos com maior eficácia. Existe até softwares/sistemas de inventário ou gestão de patrimônio.
Sistemas
Nos hospitais é utilizado inúmeros sistemas para diversas funções, neste sentido é necessário oferecer suporte e implantação de novas soluções em softwares, de gestão, operacionais e de apoio, entre diversas funcionalidades focadas em cada setor, por isso é necessário o Gestor de T.I. sempre estar atualizado e capacitado para oferecer novas soluções e suporte. No caso de novas implantações deve-se ao profissional de T.I. a capacitação para suporte desses novos sistemas.
Documentação
Algo que para o gestor de T.I. que facilita o gerenciamento é a documentação quando bem organizada, pois de acordo com a demanda, seja a instalação do sistema, ou configuração de um roteador, havendo documentado a expansão desse conhecimento torna-se mais simplificado e efetivo, por isso dada importância.
Gestão e governança de T.I.
A gestão de TI torna-se indispensável no ambiente hospitalar, pois com preparação e competência é um trabalho de melhora contínua para toda a organização, sendo gratificante participar de uma organização que melhora a vida das pessoas o quão precisam dos serviços do hospital.
Por fim também é importante haver conhecimento em governança em T.I. para administrar corretamente as demandas do hospital e prover as melhores soluções aplicadas para os serviços de saúde e correlatos.
Em si a colaboração no ambiente hospitalar interfere totalmente na vida das pessoas e da comunidade. Concluindo que a essa devida importância da T.I. e suas correlações geram ações de modo positivo a sociedade.