Gestão empresarial para escritórios de advocacia: saiba como utilizá-la e por que começar hoje mesmo!
A advocacia sempre foi uma profissão muito concorrida. Para obter destaque no mercado e superar a concorrência, o advogado precisa ter uma série de diferenciais. Um deles não está relacionado ao saber jurídico e também não é ensinado nas faculdades de direito. Esse conhecimento é a Gestão Empresarial. Ela é tão importante quanto qualquer ramo do direito e deve ser analisada de forma profunda, bem como aplicada na rotina dos escritórios de advocacia para gerar mais efetividade, eficiência e segurança nos processos operacionais. Como consequência disso, uma gestão mais organizada, trabalho eficiente e maior entrega de resultados. Quer saber mais sobre gestão empresarial em escritórios de advocacia e como você pode começar a aplicar este conceito em seu escritório? Então, acompanhe o material que preparamos para você e fique por dentro.
O que é gestão empresarial?
Fazer uma gestão empresarial quer dizer administrar harmonicamente todos os recursos dentro do escritório de advocacia. É realizar um conjunto de ações estratégicas, aplicadas à busca por resultados, utilizando de forma mais eficiente os recursos financeiros, operacionais e humanos.
Em suma, a gestão empresarial consiste em fazer com que todos os setores do escritório funcionem com autonomia e se integrem na busca pelas metas e objetivos planejados.
No entanto, para aplicar a gestão empresarial é preciso haver uma “virada de chave” na gestão do seu escritório de advocacia.
Mas o que isso quer dizer?
O escritório precisa deixar de ser individualizado e deve passar a ser profissionalizado. Ou seja, deve ser demandada uma energia específica e organizada para cada função, com profissionais que tenham conhecimento técnico ou experiência em cada setor demandado.
Como a gestão empresarial pode ser aplicada no seu escritório de advocacia?
Agora que você já sabe o que é gestão empresarial, saiba como ela pode ser aplicada no seu escritório de advocacia. O primeiro passo é conhecer boas práticas de gestão que vão aumentar o desempenho dos seus resultados.
Muito além de usar métodos ágeis e matrizes de priorização, a gestão empresarial exige olhar o escritório de advocacia como um negócio, como um empreendimento. Além disso, identificar os pontos fortes e pontos fracos também pode ser importante para nortear o trabalho do advogado como gestor.
São práticas que podem ser aplicadas na gestão para um melhor aproveitamento operacional do escritório de advocacia:
Principais fatores da gestão empresarial nos escritórios de advocacia
Algumas das práticas apresentadas são elementares e devem ser aplicadas já no início da transição para a gestão empresarial no escritório. Elas estão relacionadas aos pilares fundamentais da gestão de qualquer organização e irão sustentar o negócio desde o início, possibilitando uma boa base para uma futura expansão.
Planejamento Estratégico
Fazer um bom planejamento estratégico é muito importante antes de iniciar o processo de gestão empresarial no escritório de advocacia. Isso porque ele permite definir as metas e objetivos da organização.
Além disso, neste momento, o gestor deve construir um plano de ação onde são traçados os caminhos para alcançar as metas, com KPIs e indicadores de desempenho. Tudo é organizado analisando o potencial de cada setor e seus colaboradores, bem como das oportunidades para o escritório.
Recomendados pelo LinkedIn
Controle Financeiro
Uma empresa precisa gerar lucro. Assim, um escritório também precisa gerar um faturamento maior que as suas despesas. Por isso, manter um bom controle financeiro, bem como do seu fluxo de caixa, é fundamental. O gerenciamento de empresas exige que se considere não só o valor que recebe de honorários, mas também as despesas, investimentos, folha salarial, entre outros fatores. Para ter sucesso na gestão empresarial, busque conhecer cada detalhe do seu fluxo de caixa.
Gestão de processos
Essa abordagem está relacionada aos processos operacionais internos e externos, ou seja, a forma como cada operação do seu escritório de advocacia é feita. E por que isso é importante?
Cada ação tem uma reação, se você gerir cada processo de forma diferente, conquistará resultados diferentes, sejam eles positivos ou negativos.
Desta forma, uma boa gestão vai mapear os processos com resultados positivos e replicar criando um padrão. O padrão operacional na gestão empresarial vai trazer mais tranquilidade, processos mais rápidos e resultados previsíveis.
Software Jurídico
Buscar novas soluções que auxiliem na gestão empresarial do escritório de advocacia é papel do gestor. Um bom software jurídico vai ajudá-lo não só no controle de prazos e relatórios processuais, mas também no controle financeiro e administrativo.
Além disso, o software legal permite visualizar todas as operações e analisar como cada setor se encaixa. Isso tudo proporciona mais agilidade no fluxo de processos, entrega de resultados e tomada de decisões mais assertiva.
Gestão empresarial: para fomentar o crescimento e escalar seu escritório de advocacia com qualidade
No mercado, muitos escritórios de advocacia ficam estagnados porque não possuem estrutura para crescer, e nem falamos de estrutura física, mas, sim, administrativa.
Muitos escritórios de advocacia centralizam todas suas operações em uma pessoa: o advogado. Além de gerar sobrecarga para o gestor, essa prática demonstra um certo amadorismo.
Por isso, adotar boas práticas de gestão empresarial em seu escritório, mesmo que com poucos recursos humanos, é tão importante. Você verá como seus processos irão começar a fluir e como o fluxo de caixa vai melhorar. Pequenas mudanças na rotina e na cultura organizacional do seu escritório irão otimizar o seu trabalho e potencializar seus resultados.
Dúvidas, críticas, sugestões?
Escreva para: thiago@bernardesconsultoria.com
Até a próxima, pessoal!