Gestão Fundiária Moderna

Gestão Fundiária Moderna

A transformação digital é o processo de integrar tecnologia digital a todos os aspectos da empresa, o que exige mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor.

Moderno: recente, novo ou do tempo presente. Dados, relações e processos, tudo em profunda transformação. Assim também a Gestão Fundiária. O que no passado significava apenas negociar e regularizar imóveis tornou-se uma complexa e sensível operação. Esta gestão passa a incluir pensamento estratégico, conhecimentos de compliance, conhecimentos técnicos e de sistemas, legislações, regulamentos e procedimentos internacionais (IFC, Banco Mundial e etc.).

O que então seria a Gestão Fundiária moderna? Um complexo processo que começa com o levantamento topográfico de áreas de potencial interesse, laudos de avaliação, negociação, formalização, regularização, controle e atendimento a padrões de desempenho socioambientais internacionais. Cada um destes processos exige conhecimento e habilidades distintas:

O levantamento topográfico é um dos dados preliminares necessários e consiste na representação - planimétrica e/ou altimétrica - em carta ou planta dos pontos notáveis assim como dos acidentes geográficos e outros pormenores de relevo de uma porção de terreno, podendo ser georreferenciado incluindo memoriais descritivos. Equipamentos inovadores como Drone/VANT - Veículo Aéreo Não Tripulado e RPA - Aeronave Remotamente Pilotada, elevaram o grau de precisão dos levantamentos topográficos e otimizaram a sua execução. Além de serem aplicados no monitoramento das áreas (segurança patrimonial).

O Laudo de Avaliação consiste na avaliação das potenciais áreas de interesse tomando-se como base normas específicas da ABNT, sendo um procedimento técnico, bem distinto de uma avaliação de imóveis baseada na prática de compra e venda de mercado. Até mesmo os laudos de avaliação sofreram atualizações. A inclusão do interesse minerário, que na verdade representa o interesse de grandes projetos, passou a fazer parte da elaboração dos documentos técnicos. Fato este que aproxima os valores dos imóveis aos valores praticados pelas empresas em seus empreendimentos.

Negociação, quase uma arte. Negociações de áreas para grandes empreendimentos põe em xeque todas as habilidades do gestor: empatia, confiabilidade, persuasão, raciocínio rápido e conclusividade. A utilização de "tablets" e impressoras portáteis facilitam e otimizam a celebração dos contratos. A utilização de redes "Wi-Fi" possibilita o envio imediato dos contratos às demais áreas interessadas (jurídico, financeiro e etc.).

Formalização, análises e assinatura dos contratos de compra e venda, direitos possessórios/usucapiendos compõem parte das expertises do Direito que um gestor fundiário moderno também abrange.

A regularização, parte mais burocrática e crítica de todo o processo. Não basta apenas adquirir os imóveis, é necessário regularizá-los. Cartórios, municípios, estado e governo federal fazem parte do rol de interlocutores.

O controle esta relacionado ao sistema de gerenciamento. Hoje existem avançados sistemas integrados de controle fundiário, que garantem a integridade dos dados.

Atendimento a padrões de desempenho socioambientais internacionais, determinados por instituições como o IFC e o Banco Mundial. Muito comum a aplicação de tais padrões nos processos de reassentamento involuntário.

O Gestor Fundiário moderno tornou-se um gestor multidisciplinar que incorpora habilidades gerenciais, técnicas, legais e humanas. 

Poliana Almeida

Legal Specialist | Real Estate | Due Diligence | Direito Imobiliário | Operações Imobiliárias |Contratos | Contracts CAPEX e OPEX

5 a

Muito bom o artigo Andre FLORES

José Jorge Furtado Jr

Diretor - Apoio Consultoria e Engenharia

5 a

Muito Bom Andre!

Fábio Chaves Clemente

Gestão Fundiária | Land Management

5 a

Olá André! Belo artigo! Sempre direto no objetivo! Sempre temos que nos modernizar e acompanhar as mudanças que o fundiário exige. Uma área de apoio, porém apoio essencial para uma empresa operar. Abracos!

Antônio Marcos Pinheiro

Advogado Especialista em Direito Imobiliário / Consultoria Imobiliária e Fundiária / Gestão de Contratos

5 a

Excelente artigo. Parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos